UM CAMINHO TRANSDISCIPLINAR PARTINDO DA INTERDISCIPLINARIDADE E NAVEGANDO PELA FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA

Autores

  • Geisa da Silva Medeiros Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora na Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS e Coordena a Especialização em Ciências Radiológicas e Imaginologia da UCS.
  • João Bernardes da Rocha Filho Professor titular em dedicação exclusiva da Escola Politécnica da PUCRS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem/PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n28.3265

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, fenomenologia, hermenêutica

Resumo

A interdisciplinaridade está relacionada com a possibilidade de transferência de métodos de uma disciplina para outra, considerando as relações interpessoais entre professor e aluno e entre as disciplinas. Porém, está limitada a relações em um único nível da realidade, sem possibilidades de transitar em níveis diferentes. Como a realidade é complexa e composta por inúmeros níveis isomórficos, a atitude transdisciplinar possibilita o trânsito e interação entre os agentes do conhecimento, com capacidade de questionamentos e transformações da realidade no mundo, envoltas as modificações das visões de mundo e das relações a serem estabelecidas. Desta forma, este artigo descreve uma possibilidade de aplicação transdisciplinar no ensino, utilizando os fundamentos da interdisciplinaridade, fenomenologia e hermenêutica.

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Biografia do Autor

Geisa da Silva Medeiros, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora na Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS e Coordena a Especialização em Ciências Radiológicas e Imaginologia da UCS.

Licenciada em Física e Bacharel em Física Médica, pela PUCRS (2007). Especialista em Gestão da Administração Pública pela UCB em pareceria com o Exército Brasileiro (2009). Mestre em Educação em Ciências e Matemética pela PUCRS (2016).

João Bernardes da Rocha Filho, Professor titular em dedicação exclusiva da Escola Politécnica da PUCRS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem/PUCRS).

Licenciado em Matemática (Claretiano/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Unisul/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991). Licenciado em Física (Fafis/Pucrs, 1989). Técnico em Análises Clínicas (CSA/RS, 1978). Técnico em Eletrônica (IM/SP, 1974). 

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Publicado

19-01-2023

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Artigos