#FIQUEEMCASA – PERSPECTIVAS DE FAMÍLIAS SOBRE O AUXÍLIO EM TAREFAS ESCOLARES DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3388

Palavras-chave:

COVID-19. Resolução de problemas matemáticos. Relação família-escola.

Resumo

Nos últimos meses, diversos países em distintos continentes estão reinventando seus modos de vida e, consequentemente, de acesso à educação que, ao que tudo indica, parece ter encontrando no ensino à distância, com o pressuposto apoio familiar, uma alternativa de trabalho. O objetivo deste texto é identificar as perspectivas de como famílias, de crianças matriculadas no ciclo da alfabetização em uma escola pública de São Carlos-SP, auxiliam nas atividades remotas ligadas ao ensino de Matemática durante o isolamento social provocado pela COVID-19. Partimos de reflexões produzidas na primeira fase de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, a qual pretende identificar estratégias adotadas para resolução de problemas matemáticos. Acreditamos que um estudo específico sobre processos em situações de ensino em casa permite contribuir com o debate teórico-metodológico ao abordar uma temática ainda pouco explorada nas pesquisas: a relação família-escola.

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Biografia do Autor

Francieli Aparecida Prates dos Santos, Instituto de Matemática - INMA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS.

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, PPGEdumat-INMA. Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos. Departamento de Enfermagem - DEnf.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (ou UFPel), Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

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Publicado

21-12-2020