Percepções de professores acerca de um site que discute a pandemia da Covid 19 como questão sociocientífica

Autores

  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Beatriz Modesto da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Humberto Martins de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Regina Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Angélica Mejía-Cáceres Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Miguel Marques da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Rafaela Ferreira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Samara Kister Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Yasmin Lanatte Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3498

Palavras-chave:

Questões sociocientífica. Ensino de ciências. Formação docente.

Resumo

Este trabalho tem objetivo de identificar a percepção dos professores da educação básica sobre o site “Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências” desenvolvido pelo GT Acadêmico do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ durante a pandemia da Covid19. No intuito de validar o site, foi aplicado um questionário organizado em quatro blocos:(i) perfil do professor (tempo de magistério, disciplinas que leciona etc.); (ii) estrutura do site; (iii) expectativas, análises dos conteúdos e possibilidades de uso didático do site; (iv) sugestões sobre o site. As análises se organizaram a partir de procedimentos de análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados obtidos indicam que os docentes compreendem o site como fonte de recursos e orientações para práticas pedagógicas, mas também como um espaço que reafirma a autonomia do professor e o caráter autoral da docência. Por fim, observamos que o site foi bem recebido pela maior parte dos docentes, os quais demonstraram perceber a relevância do trabalho curricular com questões sociocientíficas, sobretudo no contexto da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Física pela UFRJ e PhD (Education) pela University of London

Beatriz Modesto da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda no 4° período de Ciências Biológicas - UFRJ e aluna de iniciação científica voluntária no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

 

Humberto Martins de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ e Mestrando em Educação em Ciências e Saúde no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES. Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ. Docenteda graduação e pós-graduação no CEFET e na pós-graduação na UFRJ.

Marcia Regina Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Física pelo CEFET/Petrópolis, Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

Maria Angélica Mejía-Cáceres, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Educação Básica e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade del Valle, Colômbia; Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ

Pedro Miguel Marques da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Licenciado em Química, Mestre em Ensino de Física e Química pela Universidade do Porto, Portugal; Mestre em Administração Escolar pela Universidade de Lisboa, Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

 

Rafaela Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jornalista pela Faculdade CCAA, Mestre e Doutoranda em Educação em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

Samara Kister, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Ciências Biológicas pela UFRJ, bolsista PIBIC no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

 

Yasmin Lanatte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pela UFRJ, Mestre e Doutoranda em Educação em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

 

Referências

ÁLVAREZ, C.; OSORO, J. Colaboración Universidad-Escuela para la innovación escolar. Una investigación acción en proceso. Innovación educativa, n. 24, p 215-227, 2014.

ARAGÃO, J. C. S.; SOARES, G. A. R.; SANTOS, I. X. P.; SOUZA, M. C.; SOUZA, R. S. Produção de vídeos como material didático de apoio para aprendizagem em saúde da mulher: relato de experiência. Revista Práxis, v.11, n. 22, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

CHARLOT, B. A Pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v.111, n. 31, 2206.

COELHO S.; CRUZ R. Limites e Possibilidades das tecnologias digitais na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18-5049-int.pdf. Acesso em: 28/06/2020.

LIMA, A.; MARTINS, I. O que é uma questão socialmente aguda? Uma análise discursiva a partir de uma comunidade de prática. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 324-334, 2014.

MARTINS, I.; ROCHA, M.; MEJÍA-CÁCERES, M.; COSTA, P.; MACHADO, S. A pandemia da Covid-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da Educação Básica. Revista Tecnologia e Sociedade. (no prelo).

MARTINS, I.; LIMA, A. Learning with/from each other: experiences in a collaborative group. In Scantlebury, K. & Ritchie, S. (eds.) Moving Science Education into the 21st Century: a Festschrift in honor of Kenneth Tobin. Dordrecht: Springer (no prelo).

SILVA, M. C.; SILVA, G. S. F.; MARTINS, I. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores. Tecné, Episteme Y Didaxis: Ted (Revista De La Facultad De Ciencia y Tecnología), v. Extra, p. 1-6, 2018.

VANDERLINE, R.; VAN BRAAK, J. The gap between educational research and practice: views of teachers, school leaders, intermediaries and researchers. British Educational Research Journal. v. 36, n.2, p. 299-316. 2010.

MELO, W. B.; BIANCHI, C. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v.8, n.3, p. 43-59, 2015.

Downloads

Publicado

20-01-2021