Novas mediações formativas durante a pandemia: o caso de Vertente do Lério - PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3501

Palabras clave:

Formação permanente, ensino remoto, gestão pedagógica.

Resumen

O texto apresenta aspectos da Formação Permanente Remota, realizada no município de Vertente do Lério-PE, durante a pandemia do novo Coronavírus. Por meio de entrevistas semiestruturadas com a Coordenadora Geral de Educação e professores da Rede, apresenta uma análise das estratégias de formação permanente utilizadas e discute algumas considerações apontadas pelos professores. A partir das discussões sobre formação, propostas por Imbernón (2009, 2010, 2016), Tardif (2014), Pimenta (2012), Libâneo (2011), entre outros, observa-se que houve relevância da formação remota no contexto pesquisado.

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Biografía del autor/a

Robson Lima Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), é mestrando em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Psicanálise Aplicada à Saúde e Educação pela UNIDERC/ABEPE (2015), Especialista em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde - ANCHIETA (2014) e Especialista em Educação Básica pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2011). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação (DECOM/UEPB) e Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN/UEPB). Professor do Ensino Fundamental em Vertente do Lério - PE e Analista Educacional na Rede Estadual de Pernambuco.

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), com atuação na Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa: TECLIN- Tecnologias, Culturas e Linguagens (PPGFP/UEPB), Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB).

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Publicado

2020-12-21