Possibilidades e desafios do ensino em obstetrícia na perspectiva dos pós-graduandos em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3572Palabras clave:
, Preceptoria, Internato não médico, Enfermagem obstétrica.Resumen
Introdução: A promoção em saúde é essencial em cursos de formação onde a assistência deve ser holística e humanizada. Objetivo: Identificar os desafios encontrados para o desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica no interior de Pernambuco, na perspectiva dos residentes. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Foi analisado o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, e três maternidades regionais do interior do Estado de Pernambuco. A pesquisa ocorreu com 15 residentes, com entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, seguindo a análise de Bardin e com o auxílio do programa Atlas ti. Resultados: Destacou-se as fragilidades do programa, como: comunicação, organização, despreparo do serviço e ausência de vínculo dos preceptores. Pontos fortes: formação diferenciada, crescimento pessoal/profissional e evolução na aprendizagem. Considerações Finais: A fragilidade na comunicação ensino-serviço pode influenciar na qualidade da formação desses preceptores e a dos residentes.
Descargas
Citas
ANTUNES, J. M; DAHER, D. V; FERRARI, M. F. M. O preceptor como locus de aprendizagem e coprodução do conhecimento. RevEnferm UFPE online. , [Sl], v. 11, n. 10, p. 3741-3748, out. 2017. ISSN 1981-8963. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22612. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a22612p3741-3748-2017 .
BITTENCOURT, G. M. B. Papel do preceptor na formação dos graduandos de odontologia [dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde]. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Maceió; 2018.
BEKER, K. K.; FELICIANO, A. B.; MACHADO, M. L. T. Atuação como apoiadores em saúde: reflexões sobre a formação na residência multiprofissional. Tempus (Brasília). v. 10, n. 4, p. 151-169, 2016. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2057. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2057
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução nº2 de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Diário Oficial da União, abr 2012; nº 73, Seção 1, p.24-25.
CARVALHO, Y. M.; CECCIM, R. B. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: Campos GWS, organizador. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec/FIOCRUZ; p.137-70, 2015.
GERMANO, J. M.; SANDRINI, P. F.; SANTOS. Formação profissional em saúde: abordagem curricular de um curso de fisioterapia. Revista Práxis, v. 10, n. 20, dez., 2018 ISSN online: 2176-9230 | ISSN impresso: 1984-4239
LACERDA, L. C.; TELES, R.B.A. Estágio supervisionado: percepção do preceptor sobre o processo de ensino-aprendizagem em um hospital de ensino. Rev e-Curriculum. v.17, n.2, p.574-591, 2019. e-ISSN: 1809-3876. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 20 set. 2020.
LEÃO, S.S. A interdisciplinaridade na residência multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos residentes [dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde]. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Maceió; 2019.
MEDEIROS, R. M. K. et al . Cuidados humanizados: a inserção de enfermeiras obstétricas em um hospital de ensino. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 69, n. 6, p.1091-1098, Dec. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601091&lng=en&nrm=ISO. Acesso em: 20 Set. . 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0295.
OLIVEIRA, E. B. et al. Fatores intervenientes na formação de enfermeiros residentes: visão de egressos de um programa de residência. REME Rev Min Enferm. v. 21, p.1064-1070, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-907938. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20170074.
OLIVEIRA, J. M. Os sentidos de ser preceptor nas experiências da integração ensino-serviço-comunidade de um município do nordeste brasileiro: desafios a educação na saúde [dissertação do Mestrado Profissional em Saúde da Família]. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal; 2016.
PEREIRA, A. L. F. ; NICÁCIO, M. C. Formação e inserção profissional das egressas do curso de residência em enfermagem obstétrica. Revista Enfermagem UERJ, [S.l.], v. 22, n. 1, p.50-56, jun. 2014. ISSN 0104-3552. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/11418. Acesso em: 20 set. 2020.
RIBEIRO, K. R. B. Residências em saúde: saberes do preceptor no processo ensino-aprendizagem. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SANTOS, A. S. et al. ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DE UMA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana de Enfermagem, [S.L.], v. 31, n. 4, p. 22771-22781, 20 dez. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/22771#:~:text=Objetivo%3A%20analisar%20o%20processo%20formativo,anos%20de%202004%20a%202012. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22771
SILVA, T. S. et al. A extensão universitária e a prevenção da violência obstétrica. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 1, p. 176-189, 2017. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1589. Acesso em: 20 set. 2020.
SOARES, S. M. B.; FERREIRA, H. C. A formação de profissionais de saúde e a violência no âmbito do território da unidade de saúde da família: uma análise das práticas profissionais. Rev Pró-UniverSUS. v. 8, n. 2, p.148-152, 2017.
SOUZA, E. F. D. ; SILVA, A. F. ; SILVA, A. L. L. F. Metodologias ativas de graduação em enfermagem: enfoque na atenção à saúde do idoso. Rev. Bras. Enferm. , Brasília, v. 71, supl. 2, p. 920-924, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000800920&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150 .
TAVARES, K. F. A.; FARIAS, S. N. P.; SOUZA, N. V. D. O. Produção científica sobre a ocorrência de Síndrome de Burnout em residentes de enfermagem: revisão integrativa. RevEnferm UFPE online. v. 10, n.6, p.2189-2197, 2016.
VENDRUSCOLO, C; PRADO, M. L.; KLEBA, M. E. Integração Ensino-Serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 21, n.9, p.2949-2960, Set. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-