Possibilidades e desafios do ensino em obstetrícia na perspectiva dos pós-graduandos em Enfermagem

Autores/as

  • Danielle Belmira Ferraz Figueiredo Torres Enfermeira Obstetra, Especialista em Preceptoria no SUS e Mestra em Ensino na Saúde. Faculdade de Medicina – FAMED. Universidade Federal de Alagoas - UFAL https://orcid.org/0000-0002-0677-8177
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva Enfermeiro Obstetra, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Hebiatria (PPGH). Universidade de Pernambuco - UPE https://orcid.org/0000-0003-3710-851X
  • Waldemar das Neves Junior Doutor em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Faculdade de Medicina - FAMED. Universidade Federal de Alagoas – UFAL https://orcid.org/0000-0003-4902-3804
  • Mércia Lamenha Medeiros Doutora em Ciências Aplicada a Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina - FAMED. Universidade Federal de Alagoas – UFAL https://orcid.org/0000-0002-1776-3181

Palabras clave:

, Preceptoria, Internato não médico, Enfermagem obstétrica.

Resumen

Introdução: A promoção em saúde é essencial em cursos de formação onde a assistência deve ser holística e humanizada. Objetivo: Identificar os desafios encontrados para o desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica no interior de Pernambuco, na perspectiva dos residentes. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Foi analisado o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, e três maternidades regionais do interior do Estado de Pernambuco. A pesquisa ocorreu com 15 residentes, com entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, seguindo a análise de Bardin e com o auxílio do programa Atlas ti. Resultados: Destacou-se as fragilidades do programa, como: comunicação, organização, despreparo do serviço e ausência de vínculo dos preceptores. Pontos fortes: formação diferenciada, crescimento pessoal/profissional e evolução na aprendizagem. Considerações Finais: A fragilidade na comunicação ensino-serviço pode influenciar na qualidade da formação desses preceptores e a dos residentes.

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Citas

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Publicado

2024-02-21