REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PLANEJADO E PRATICADO NA EDUCAÇÃO FÍSIC ESCOLAR

Autores/as

  • Maria de Fátima Ferreira Vasconcelos UNESA
  • PEDRO HUMBERTO DE FARIA CAMPOS UNIVERSO

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3738

Palabras clave:

Desenvolvimento Infantil, Representações Sociais, Psicomotricidade e Educação Física Escolar.

Resumen

O presente estudo investigou o conhecimento que os professores de educação física possuem sobre o Desenvolvimento Infantil e como estes aplicam tal conhecimento em sua prática. A pesquisa foi realizada em três etapas, constituídas de uma discussão sobre o conteúdo dos documentos que norteiam esta prática: BNCC, PCNs, OC; uma análise dos planejamentos de curso de quatro escolas e a identificação das representações sociais que os professores elaboram sobre o desenvolvimento infantil. Foi possível concluir que os professores desta disciplina elaboram os planejamentos com respeito ao conteúdo indicado nos documentos, sem apresentar, no entanto, intenção objetiva para a promoção do desenvolvimento infantil atendendo a característica de integralidade, corroborado pela representação social de desenvolvimento infantil identificada.

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Publicado

2022-08-11