A interface ambiente e saúde na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

Palabras clave:

Saúde ambiental, Enfermagem, Formação profissional, Currículo, Determinantes socioambientais

Resumen

A saúde ambiental tem adquirido centralidade nas últimas décadas diante dos impactos da degradação de ecossistemas, mudanças climáticas e transformações socioambientais que afetam diretamente a saúde humana. Nesse contexto, a formação de profissionais da saúde, especialmente da enfermagem, precisa incorporar competências para compreender e intervir sobre os determinantes ambientais do processo saúde-doença. O Brasil, país marcado simultaneamente por elevada biodiversidade e acelerados processos de urbanização e industrialização, apresenta desafios particulares, como epidemias de doenças transmitidas por vetores, contaminações químicas e desigualdades no acesso a saneamento. A pandemia de COVID-19 reforçou a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental, ressaltando a necessidade de abordagens interdisciplinares na formação em saúde. Este estudo, de natureza integrativa, analisou a inserção da temática saúde ambiental nos currículos de enfermagem, visando traçar um panorama nacional e apontar perspectivas futuras. A revisão seguiu cinco etapas metodológicas e incluiu a análise de seis artigos científicos brasileiros que atenderam aos critérios de seleção. Os resultados evidenciam fragilidades e fragmentação na abordagem do tema, que é tratado de maneira pontual, superficial ou excessivamente disciplinarizada, sem a transversalidade necessária para promover uma visão sistêmica sobre saúde, ambiente e território. Apesar de algumas iniciativas inovadoras, como disciplinas específicas e experiências práticas extramuros, estas permanecem isoladas e pouco institucionalizadas. Conclui-se que há uma lacuna significativa na formação em enfermagem no que tange à saúde ambiental, sendo urgente a adoção de estratégias pedagógicas integradoras, metodologias ativas e fortalecimento da formação docente, de modo a consolidar a saúde ambiental como eixo estruturante no processo formativo.

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Publicado

2025-10-16