ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ENFOQUE CTS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TEMAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-590Resumen
Este artigo apresenta resultados da realização de uma proposta de ensino de conceitos estatísticos numa abordagem CTS. O estudo buscou apresentar aos estudantes a articulação da disciplina de matemática a partir de temas sociais da sua realidade. Quanto a natureza a pesquisa se caracteriza como aplicada, abordagem metodológica foi a qualitativa e de cunho interpretativo, foi realizada na disciplina de matemática, em um 6º ano do ensino fundamental de uma escola do campo e atendeu a um dos objetivos dos documentos curriculares da disciplina de matemática, que é o trabalho com informações estatísticas e representações de dados. As atividades realizadas contribuíram para a aprendizagem de técnicas de organização de dados estatísticos e proporcionou reflexões destes a partir da realidade dos discentes como propõe os documentos oficiaise formar alunos reflexivos em condições de discutir a realidade que os cerca.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ALBUQUERQUE, C. Método soma-capacitação de agricultores, educação sanitária e ambiental. Edit. Bandeirante, Goiânia, 2000.
ALMEIDA, E. A. de; ZIMMERMAN, M.H; GONÇALVES, C. dos S; GRDEN, C. R. B; MACIEL, M.A.S; BAIL, L; ITO, C.A S. Agrotóxicos e o risco à saúde entre fumicultores. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.17, n.2, p. 57-63, jul./dez. 2011. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica. Acesso em agosto de 2012.
ANELE, A.C. O enfoque CTS em sala de aula: Uma abordagem diferenciada utilizando a Unidade de Aprendizagem em Educação Química. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BATANERO, C. Controversies around the role of statistical tests in experimental research. Mathematical Thinking and Learning 2 (1-2), 2000.
BAZZO, W. A.(1998): Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
BAZZO, W. A. A pertinência de abordagens CTS na educação tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 83-99, jan./abr. 2002.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Brasília, DF, 2008. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso em10 de julho de 2012.
CALDART, R. S. A educação do campo e a perspectiva de transformação da forma escola. In: MUNARIN, A . et al. (org). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insuflar, 2010.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 19ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CURY, H. N & BAZZO, W. A. Formação crítica em Matemática: uma questão curricular? Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 16, p. 29-47, 2001.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf , acesso em 03 de junho de 2013.
GLANTZ, S; SIADE, J.; BERO, L; HANAUER, P; BARNERS, D. The cigarette papers. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.
GONZÁLES, N. Estatística Básica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2008.
GROXKO, M. Análise Conjuntural da Fumicultura. SEAB/DERAL. Prognóstico agropecuário.2011. Disponível em: http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/
fumicultura_2011_12.pdf.Acesso em: 20 ago. 2012.
LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endilich Orth. Petrópolis: Vozes, 2004.
LOPES, C. E. O estudo da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Artigo. Campinas, São Paulo, 2008.
MOLINA, M. C & SÁ, L. M. Escola do campo. IN: CALDART, R. S. et al (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da Educação do campo. Paraná: SEED, 2007.
PINHEIRO, S. & LUZ, D. Ladrões de Natureza: uma reflexão sobre a biotecnologia e o futuro do planeta. Porto Alegre: Fundação Juquira-Candiru, 1998.
PINHEIRO, N. A. M. & BAZZO, W. A. Uma Experiência Matemática Sob o Enfoque CTS: Subsídios para discussões. In: Perspectiva (Erexim), Erechim, v. 28, n. 103, p. 33-49, 2004.
SANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio . 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto
SANTOS, W. L. P. dos & MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p.133-162, 2000.
SILVEIRA, R. M. C. F. Inovação tecnológica na visão dos gestores e empreendedores de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Paraná (IEBT-PR): desafios e perspectivas para a educação tecnológica. 2007. 274 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
VON LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Revista Ciência & Ensino, v.1, número especial, p. 1-19, nov. 2007.
WILD, C. & PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, n.67, p. 223-65, 1999. Disponível em: <http://www.stat.aucland.ac.nz/~iase/publications/isr/99.wild. pfannkuch.pdf>. Acesso em: agosto de 2012.
ZANCHET, M. S. & LIMA, F. R. S. de. Impacto da restrição ao uso de aditivos em derivados deo tabaco nos principais municípios fumicultores do Paraná. Caderno Ipardes. Curitiba, PR. V.2, n.1, p.58-71, jan/jun.2012
ZANON, J.S & WIZNIEWSKY, C.R.F. Desenvolvimento Rural sustentável: resgatando saberes na escola municipal de ensino funadamental Bernardino Fernandes, Distrito Pains, Santa Maria – RS. IN :VI ENCONTRO DE PESQUISA. Presidente Prudente (SP), 2011. Anais...disponível em: http://www4.fct.unesp.br/encontros/engrup/Trabalhos/TEXTOS-POSTERS-PUBLICACAO/GPET_Joao_Silvano_DRS_Escolas_Municipais_Santa_Maria.pdf. Acesso em 30 de maio de 2013.
ALMEIDA, E. A. de; ZIMMERMAN, M.H; GONÇALVES, C. dos S; GRDEN, C. R. B; MACIEL, M.A.S; BAIL, L; ITO, C.A S. Agrotóxicos e o risco à saúde entre fumicultores. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.17, n.2, p. 57-63, jul./dez. 2011. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica. Acesso em agosto de 2012.
ANELE, A.C. O enfoque CTS em sala de aula: Uma abordagem diferenciada utilizando a Unidade de Aprendizagem em Educação Química. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BATANERO, C. Controversies around the role of statistical tests in experimental research. Mathematical Thinking and Learning 2 (1-2), 2000.
BAZZO, W. A.(1998): Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
BAZZO, W. A. A pertinência de abordagens CTS na educação tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 83-99, jan./abr. 2002.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Brasília, DF, 2008. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso em10 de julho de 2012.
CALDART, R. S. A educação do campo e a perspectiva de transformação da forma escola. In: MUNARIN, A . et al. (org). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insuflar, 2010.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. 19ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
CURY, H. N & BAZZO, W. A. Formação crítica em Matemática: uma questão curricular? Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 16, p. 29-47, 2001.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf , acesso em 03 de junho de 2013.
GLANTZ, S; SIADE, J.; BERO, L; HANAUER, P; BARNERS, D. The cigarette papers. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.
GONZÁLES, N. Estatística Básica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2008.
GROXKO, M. Análise Conjuntural da Fumicultura. SEAB/DERAL. Prognóstico agropecuário.2011. Disponível em: http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/
fumicultura_2011_12.pdf.Acesso em: 20 ago. 2012.
LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endilich Orth. Petrópolis: Vozes, 2004.
LOPES, C. E. O estudo da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Artigo. Campinas, São Paulo, 2008.
MOLINA, M. C & SÁ, L. M. Escola do campo. IN: CALDART, R. S. et al (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da Educação do campo. Paraná: SEED, 2007.
PINHEIRO, S. & LUZ, D. Ladrões de Natureza: uma reflexão sobre a biotecnologia e o futuro do planeta. Porto Alegre: Fundação Juquira-Candiru, 1998.
PINHEIRO, N. A. M. & BAZZO, W. A. Uma Experiência Matemática Sob o Enfoque CTS: Subsídios para discussões. In: Perspectiva (Erexim), Erechim, v. 28, n. 103, p. 33-49, 2004.
SANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio . 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto
SANTOS, W. L. P. dos & MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p.133-162, 2000.
SILVEIRA, R. M. C. F. Inovação tecnológica na visão dos gestores e empreendedores de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Paraná (IEBT-PR): desafios e perspectivas para a educação tecnológica. 2007. 274 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
VON LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Revista Ciência & Ensino, v.1, número especial, p. 1-19, nov. 2007.
WILD, C. & PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, n.67, p. 223-65, 1999. Disponível em: <http://www.stat.aucland.ac.nz/~iase/publications/isr/99.wild. pfannkuch.pdf>. Acesso em: agosto de 2012.
ZANCHET, M. S. & LIMA, F. R. S. de. Impacto da restrição ao uso de aditivos em derivados deo tabaco nos principais municípios fumicultores do Paraná. Caderno Ipardes. Curitiba, PR. V.2, n.1, p.58-71, jan/jun.2012
ZANON, J.S & WIZNIEWSKY, C.R.F. Desenvolvimento Rural sustentável: resgatando saberes na escola municipal de ensino funadamental Bernardino Fernandes, Distrito Pains, Santa Maria – RS. IN :VI ENCONTRO DE PESQUISA. Presidente Prudente (SP), 2011. Anais...disponível em: http://www4.fct.unesp.br/encontros/engrup/Trabalhos/TEXTOS-POSTERS-PUBLICACAO/GPET_Joao_Silvano_DRS_Escolas_Municipais_Santa_Maria.pdf. Acesso em 30 de maio de 2013.
Descargas
Publicado
2013-12-13
Número
Sección
Artigos