Percepções de Discentes Quanto à Importância e Satisfação de Itens: Estudo de Caso em um Curso Superior de Farmácia
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-622Resumen
Nos últimos quinze anos, o número de cursos de Farmácia no Brasil aumentou em 81,8% na rede pública e 895,6% na rede privada. Esse imenso salto está relacionado diretamente a uma forte demanda por profissionais da área devido ao maior acesso aos medicamentos por parte da população. Além da forte concorrência, a evasão de alunos, possivelmente devido a insatisfações, se torna um fator vital para a sobrevivência do curso. O objetivo deste trabalho é identificar os possíveis pontos críticos de um curso de Farmácia, segundo a percepção discente. Foram aplicados 178 questionários para obtenção das percepções dos alunos quanto à importância e satisfação de 12 itens relacionados ao curso. Dentre os itens avaliados, podem ser citados: o mercado de trabalho, qualidade do corpo docente, qualidade dos laboratórios, didática dos professores, incentivo à pesquisa, dentre outros. Com base nos dados, foram obtidas as médias e erros-padrão de cada item de importância e satisfação, bem como o déficit de satisfação. Também foi apresentado um gráfico de dispersão envolvendo os itens a fim de identificar pontos críticos. Os critérios que apresentaram alta importância e baixa satisfação foram os itens: imagem institucional; incentivo à pesquisa; número de aulas práticas e o valor das mensalidades. O trabalho poderá contribuir para que seja feita uma análise crítica para melhoria do curso e redução da evasão.