FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O PROINFO EM POÇOS DE CALDAS
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-661Resumen
Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado sobre formação tecnológica de professores que lecionam numa rede pública municipal. O contexto do estudo foi um curso de formação continuada em tecnologias educacionais proposta pelo Proinfo. Tendo em vista o objetivo que era avaliar os resultados ou efeitos do curso para a formação continuada docente, executamos e observamos o curso; concomitantemente, aplicamos questionários pré e pós-curso. Após análise dos dados, constatamos que os professores faziam pouco uso dos computadores com finalidades pedagógicas e que após a formação houveram poucas modificações em suas práticas. Nesse sentido, aponta-se que a formação sozinha não instrumentaliza completamente o professor para uso das TICs na educação.
Descargas
Citas
BARCELOS, Gilmara T.; BATISTA, Silvia Cristina F.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena. Uma proposta para integração das tecnologias de informação e comunicação nas licenciaturas em matemática. IN: Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, 7, 2004, Monterrey/México.
BELLONI, M. L O que é Mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.
BETTEGA, Maria Helena. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004 (Coleção Questões da Nossa Época).
BICUDO, Maria Aparecida V. (org.) Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
FERNANDES, Natal L. R. Professores e Computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Wendel (Org.), Dimmi Amora (et al.) Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. In: REVISTA BRASILEIRA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Vol. 1, n. 1, p.90-102, Maio/2009.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (orgs.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GROENWALD, Claudia Oliveira; ROSA, Maurício. Investigando a inserção das Tic no currículo de licenciatura em matemática: um projeto. In: Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, p. 45-57, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
_________________. Formação Permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, Vani M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
_____________. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
MACHADO, Márcia Alves de Carvalho. Oferta de disciplinas relativas às tic nos cursos de licenciatura presenciais das universidades de Sergipe. In: V Colóquio Internacional: educação e contemporaneidade. São Cristóvão/SE, Brasil. 2008. Disponível em: < http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%2012/PDF >. Data de acesso: 13/04/2011.
NEVES, Carmen M. de C. Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a invisibilidade. Boletim Técnico do Senac Vol.. 35, n. 3, 16-27. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Rio de Janeiro, Set./Dez. 2009.
NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009 (fora de coleção). Disponível em: <http://www.4shared.com/office/tGZf35ls/PROFESSORES_IMAGENS_DO_FUTURO_.html>. Data de acesso: 08/04/2012.
_________________¬¬Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. Tradução: Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José Antonio Souza Tavares.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.
SADALA, M.L.A. A fenomenologia como método para investigar a experiência vivida: uma perspectiva do pensamento de Husserl e de Merleau-Ponty. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2., 2004, Bauru.
SCHENELL, Roberta F. Formação de professores para o uso das tecnologias digitais: um estudo junto aos núcleos de tecnologia educacional do estado Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, UESC, 2009.
TORNAGHI, Alberto J. C.; PRADO, Maria Elisabette Brisola B.; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Guia do Cursista. 2ª Ed. Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010.
VALENTE, José A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas/SP: Unicamp-NIED, 1999.