PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DAS GRADUAÇÕES EM FARMÁCIA SOBRE O ENSINO DE HOMEOPATIA
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-669Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil do aluno do curso de farmácia, seus conhecimentos e expectativas a respeito da homeopatia durante a graduação, para que se possa proceder à criação coletiva de uma nova estrutura curricular. O estudo foi realizado com 300 alunos do curso de graduação em Farmácia das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFF e UFRJ). Aplicou-se um questionário contendo 16 perguntas, para um grupo de alunos do ciclo básico e outro grupo do ciclo profissional. Assim, foi possível formular propostas que melhor atendessem aos anseios dos estudantes, para uma possível abordagem dos conteúdos de homeopatia na graduação. Observou-se que os graduandos demonstraram interesse em conhecer mais sobre homeopatia. Para isso, sugeriram que uma disciplina de homeopatia deveria ser obrigatória na graduação. Além disso, constatou-se que os estudantes com maior conhecimento sobre a homeopatia acreditam mais em sua eficácia e, consequentemente, demonstraram interesse por se tornarem farmacêuticos homeopatas, ou, possuírem habilitação em homeopatia.
Descargas
Citas
BARACHO, S. A. C.; DENEZ, K,. GAMARRA JUNIOR, J. S. Avaliação preliminar sobre o perfil do ensino de homeopatia nos cursos de Farmácia dos estados do Paraná e Santa Catarina. Int J High Dilution Res; 10(36):289-291 Proceedings of the XXV GIRI Symposium and VIII CBFH; 2011 Sep 04-07; Foz do Iguaçu (Brazil), 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988. 226 p.
BARROS, N. F.; ADAMS, J. A pesquisa sobre as terapias alternativas e complementares e enfermagem no Brasil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 3, p. 453-4, 2005.
BARROS, N. F.; NUNES, E. D. Complementary and Alternative Medicine in Brazil: one concept, different meanings. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 10, p. 2023-8, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p.
CORRÊA, A. D.; LEITE, S. Q. M. Ensino da homeopatia na graduação em farmácia: concepções e práticas pedagógicas em instituições do estado do Rio de Janeiro. Interface, Botucatu, v. 12, n. 25, p. 267-280, 2008.
CORRÊA, A. D.; QUINTAS, L. E. M. Princípios e conceitos atuais da medicina homeopática. Revista Brasileira de Medicina, Rio de Janeiro, v. 51, n. 7, p. 914-20, 1994.
CORRÊA, A. D.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; QUINTAS, L. E. M. Similia Similibus Curentur: revisitando aspectos históricos da Homeopatia nove anos depois. Revista História, Ciências e Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 13-31, 2006.
DANTAS, F.; RIBEIRO, C. T. Atitudes de estudantes de medicina sobre práticas médicas heterodoxas no Brasil. Revista Brasileira Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 99-104, 2002.
EVANGELISTA, O. P. Revista Homeopatia, XXX Congresso Brasileiro de Homeopatia, Atas, Comunicações Orais. 74 (3): 14, 2011.
FERNANDES, D. A. S.; FREITAS, F. J.; GUIMARÃES, G.M.; HAEGE, D.P. Revista Homeopatia, XXX Congresso Brasileiro de Homeopatia, Atas, Pôsteres. 74 (3): 131, 2011.
LINHARES, W. Ensino uniforme da homeopatia. Revista Homeopatia, São Paulo, n. 155, p. 22-6, 1982.
LOCH-NECKEL, G.; CARMIGNAN, F.;CREPALDI, M.A. A homeopatia no SUS na perspectiva de estudantes da área de saúde. Revista Brasileira Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 82-90, 2010.
MACEDO, Elizabeth. Como a diferença passa do centro à margem nos currículos: o exemplo dos PCN. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 87-109, jan./abr. 2009.
MARGINSON, S.; MOLLIS, M. The door opens and the tiger leaps: theories and reflexivities of comparative education for a global millennium. Comparative Education Review, Chicago, v. 45, n. 4, p. 581-615, 2001.
MEC. Portaria nº 2.051 de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diário Oficial da União, 12 jul, 2004.
MEC. Resolução CNE/CES nº 2 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Diário Oficial da União, 04 mar, 2002.
OLIVEIRA, F. D. Difusão e ensino da homeopatia no Brasil: uma visão estratégica. Revista Homeopatia, São Paulo, n. 155, p. 29-34, 1982.
OLIVEIRA, F. D. O ensino da homeopatia: pressupostos filosóficos. Revista Homeopatia, São Paulo, n. 159, p. 21-4, 1983.
SALLES, S. A. C. As Motivações dos Médicos para a Especialização em Homeopatia. Revista Brasileira Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 167-73, 2005.
SOUSA, A. B. Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. 412 p.
TEIXEIRA, M. Z. Homeopatia: Desinformação e Preconceito no Ensino Médico. Revista Brasileira Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 15-20, 2007.
TEIXEIRA, M. Z. Homeopatia, ciência, filosofia e arte de curar. Revista Médica, São Paulo, abr – jun.; 85(2): 30-43, 2006.
TEIXEIRA, M. Z.; LIN, C. A.; MARTINS, M. A. Homeopathy and acupuncture teaching at Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: the undergraduates’ attitudes. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 123, n. 2, p. 77-82, 2005.
TEIXEIRA, M. Z.; LIN, C. A.; MARTINS, M. A. O Ensino de Práticas Não-Convencionais em Saúde nas Faculdades de Medicina: Panorama Mundial e Perspectivas Brasileiras. Revista Brasileira Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 51-60, 2004.
TROVO, M. M.; SILVA, M. J. P.; LEÃO, E. R. Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem. Revista Latino-Am Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 4, p. 483-9, 2003.
TUCUNDUVA NETO, R. R. C. M. O ensino da homeopatia. Revista Homeopatia, São Paulo, n. 161, p. 12-5, 1983.