A PANDEMIA – COVID 19 E OS IMPACTOS NA JUVENTUDE: EDUCAÇÃO E TRABALHO

Autores

  • Polyana Raquel Pedroso Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Maria Lourdes Gisi Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3473

Palavras-chave:

Juventude, Educação e Trabalho, Covid-19, Impactos da pandemia.

Resumo

A pandemia da Covid-19 é uma emergência de saúde pública e está afetando quase todo mundo no planeta, independentemente da idade, do nível de renda ou do país. No entanto, é provável que a crise econômica atinja especialmente as(os) jovens. As crises, em geral, atingem com mais intensidade as pessoas mais vulneráveis. Um desses grupos é o de jovens, que está particularmente exposto ao impacto socioeconômico da pandemia. O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da pandemia da Covid-19 no que se refere à educação e ao trabalho para a juventude em âmbito nacional e internacional. Realizou-se uma análise documental qualitativa exploratória a partir dos sites oficiais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As fontes analisadas apresentaram grande preocupação com os impactos e com as consequências da pandemia para a juventude e em todas elas foram encontrados documentos significativos sobre a atual realidade juvenil. A crise da educação e do emprego juvenil impõe hoje aos governos em âmbito global muitos desafios, tanto para o acesso quanto para a permanência. Demonstrou-se que os impactos possuem diferentes dimensões e são relativos entre as particularidades dos países e regiões de cada um deles. A longo prazo, a combinada crise educacional e do mercado de trabalho ameaça não apenas prejudicar a qualidade e a quantidade de empregos, mas, também, exacerbar as desigualdades existentes entre países e dentro deles.

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Biografia do Autor

Polyana Raquel Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduanda do último período de Psicologia, participante do Programa de Iniciação Científica Master, e Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra

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Publicado

21-12-2020