(Re)Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente

Autores

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3489

Palavras-chave:

Ensino remoto. Covid-19. Atividades pedagógicas.

Resumo

Com o advento da Covid-19, do isolamento social e de medidas preventivas contra o novo coronavírus, foi necessário suspender as atividades presenciais em todo o mundo. Professores e estudantes migraram para a realidade online de forma que as aulas acontecessem em ambientes virtuais. Este contexto, fez com que muitos professores tivessem que re(aprender) a ensinar de modo remoto. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como os professores desenvolveram atividades pedagógicas, problematizando desafios e dificuldades enfrentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi aplicado um questionário online para 145 professores com questões fechadas e abertas, sendo estas analisadas à luz da Análise de Conteúdo. Foi possível observar que dentre os principais desafios destacam-se a conexão, a apropriação das plataforma digitais e a falta de interesse dos alunos. Entretanto, mesmo diante disto, os professores buscaram formas de ultrapassar dificuldades para tornar o ensino remoto mais interativo, motivador e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciências Biológicas, Docente da graduação do Departamento de Engenharia Ambiental do CEFET e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET. Docente dos Programas de Pós-graduação em Difusão, Gestão e Educação do Instituto de Bioquímica Médica e do Programa de Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES, ambos na UFRJ. Coordenador do Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC).

Referências

ALVES, L. M. Gamificação na educação: aplicando etodologias de jogos no ambiente educacional. Joinvile: Clube dos Autores, 2018.

ARROIO, A.; GIODAN, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola, n. 24, p. 9-11, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13ed., Petrópolis, Ed. Vozes, 2015.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v.57, n.5, p.11-24, 2004.

CARMO, B. B. T.; SARAIVA JUNIOR, A. F; CARVALHO, A. C., B. D., RODRIGUES, M. V. Grupo de estudos: uma experiência de melhoria na qualidade da aprendizagem. Anais... XXXII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Brasília, 2004.

GARCIA, F. A. N.; SILVA, R. G. O desafio dos professores na conquista de novos saberes para as aulas no ensino a distância. Projectus, v.2, n. 3, p.118-135, 2017.

MARQUES, A. P. A. Z. et al. Team based learning: uma metodologia ativa para auxilio no processo de aprendizagem. Colloquium Humanarum, v. 14, n. esp., p.699-707, 2017.

MENDONÇA, S. G. L; BARBOSA, R. L.L., VIEIRA, N. R., Núcleos de Ensino da Unesp: memórias e trajetórias. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-reitoria de Graduação, 2010.

MORAES, R.; GALIAZI, M.C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

MOREIRA, J.A.M. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n.34, p. 351-364, 2018.

MOREIRA, A., J.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, n.26, p. 12-30, 2020.

OLIVEIRA, H.V.; SOUZA, F.S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim Conjuntura, v.2, n.5, p.12-24, 2020.

SANTOS, J.C.A.; SOARES, L.R.; SORTE, P.B. Letramentos digitais na formação contínua de professores. Revista Teias, v.20, p.1-21, 2020.

SENHORAS, E.M. Coronavírus e Educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim Conjuntura, v.2, n.5, p. 34-46, 2020.

SILVA, F. O. C; MARTINS, A.M.D.S.G. F. Uso de aplicativo educacional como reforço no ensino aprendizagem da língua inglesa. In: Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, 2013.

SOUSA, A. L. C. A importância do trabalho com recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de geografia. Monografia. Licenciatura em Geografia. UNB, 2012.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response. UNESCO. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19. Acesso em: 25/07/2020.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

20-01-2021