A EDUCAÇÃO SOB O IMPACTO DA PANDEMIA - COVID 19: UMA DISCUSSÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3506

Palavras-chave:

Educação. Pandemia Covid19. Tecnologias. Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo discute a educação no contexto da pandemia - Covid 19. Busca refletir sobre os desafios e as potencialidades no que se refere ao ensino e aprendizagem via remota para os cursos na modalidade presenciais. O procedimento metodológico utilizado foi a busca sistemática e a seleção qualitativa de textos sobre o tema. A análise dos artigos indica que a crise gerada por essa pandemia possibilitou uma oportunidade para estudantes e professores desenvolverem recursos pedagógicos em plataformas virtuais para planejar e desenvolver aulas presenciais. Ainda, representa uma oportunidade para os empresários da educação experimentarem plataformas e outras tecnologias de informação e comunicação. Assim como, oportuniza os treinamentos compulsórios de professores, alunos e técnicos envolvidos para garantir o conteúdos pedagógicos nos cursos presenciais e fortalecer sua transformação em modalidade em EaD ou semi presencial. São duas oportunidades em disputa, uma pela disseminação de uma modalidade a distância a partir do aprimoramento destas plataforma de ensino virtual, alavancadas pela força do experimento real e a outra para os interessados na educação como bem do mercado. Para a manutenção da modalidade presencial, a mobilização da comunidade acadêmica faz-se necessária para garantir as condições de qualidade do ensino e não precarização do trabalho docente. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

Maria Arlete Rosa é Doutora em Educação: História, Política e Sociedade (PUCSP). Professora permanente do Programa de Pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná. 

Samira Kauchakje, UDESC

Samira Kauchakje  é Doutora em Ciência Política (UFSCAR). Docente no Programa de Pós-graduação em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental-UDESC

 

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de esclarecimento. Brasília, 18 de março de 2020(a). Disponível em http://consed.org.br/media/download/5e78b3190caee.pdf. Acesso: 20 jul. 2020.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 1 de abril, 2020(b). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591 Acesso em:20 jul.2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5 de 28 de abril de 2020(c). Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 20 jul. 2020.

NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins do; BENEDETTI, Tiago Rodrigues; SANTOS, Adriana Ramos dos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 25909-25928 may. 2020.

SANTOS, Boaventura Souza. A cruel Pedagogia do vírus. Edições Almedina, 2020.

SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020.

SIQUEIRA, Romilson Martins; GOMES Marcilene Pelegrine. Panorama geral das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Goiás e pela Secretaria Municipal de educação de Goiânia em tempos de pandemia. Revista Educação Básica em Foco (ANPAE), v.1, n.1, abril a junho de 2020.

SOUSA, Fernando Martins Parreira e. Educação em tempos de pandemia: infelicidade de muitos, oportunidade de mercado para poucos. Revista Educação Básica em Foco (ANPAE), v.1, n1, abril a junho de 2020.

Downloads

Publicado

21-12-2020