CONHECIMENTO E ENSINO ESCOLAR

DA LÓGICA FORMAL À LÓGICA DIALÉTICA

Autores

  • Aparecida Favoreto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3939

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os processos mentais que são realizados no ato de conhecer e suas implicações para a concepção de conhecimento e perspectivas do ensino. Com base em uma pesquisa bibliográfica, apresenta uma síntese explicativa sobre o conhecimento científico e os elementos estruturantes da lógica formal e da dialética e como elas incidem sobre as perspectivas metodológicas do ensino escolar. Apesar de a exposição estar em tópicos, as reflexões são interdependentes e complementares, desta forma, as lógicas elencadas, ainda que conflitantes, se interpenetram e se completam na compreensão dos fundamentos teórico-metodológicos que norteiam o conhecimento formalizado no ensino escolar. Também, por intermédio de alguns exemplos, aponta-se algumas possibilidades de trabalhar com a lógica dialética materialista no Ensino, bem como, aponta algumas implicações desta metodologia no processo cognitivo dos estudantes.

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Publicado

11-08-2022

Edição

Seção

Artigos