Orientações preventivas para adequação postural a escolares do 1º. segmento do ensino fundamental na cidade de Volta Redonda - RJ

Autores

  • A. C. C. Vieira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. S. Vieira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

educação postural, promoção de saúde, softwares educativos

Resumo

Vários autores têm verificado a alta prevalência de alterações posturais e dores nas costas em escolares. No contexto, inúmeros estudos correlacionam estes fatos ao uso arbitrário da mochila escolar, bem como à inadequação do mobiliário escolar aos discentes, que formam um grupo heterogêneo, causando difícil padrão de adaptação às cadeiras e mesas disponíveis. Trabalhos realizados por fisioterapeutas, professores de educação física e ergonomistas, propõem programas de educação postural a alunos de várias faixas etárias, na tentativa de minimizar os prejuízos posturais que podem advir destas desordens. Os Ministérios da Saúde e da Educação têm realizado diversas ações conjuntas no sentido de implementar programas que utilizem a escola como âmbito para promover saúde e cidadania. O Programa Saúde na Escola (PSE- MEC, 2007), que utiliza parceria com o Programa Saúde da Família (MS,2007), visa avaliar as condições de saúde dos alunos com investigação clínica, psicossocial, oftalmológica, auditiva, nutricional, saúde bucal, promovendo a partir daí prevenção em saúde e capacitação de profissionais para monitoramento contínuo destas questões nos estudantes. Tal programa foi implantado em Volta Redonda – RJ, neste ano de 2009, pelas Secretarias de Saúde e de Educação do município, com diversas propostas de intervenção, onde percebemos a possibilidade de atuação deste projeto, favorecendo o tema “Educação para Saúde”. Neste presente trabalho pretende-se elaborar e propor a utilização de um software educativo, contendo informações preventivas a inadequações posturais em escolares. O material poderá ser utilizado como instrumento didático por profissionais do PSE visando fornecer informações de educação em saúde aos discentes do 1º segmento do ensino fundamental deste município. E assim facilitar a introdução destes conteúdos aos escolares como é previsto nos Temas Transversais dos PCNs (MEC, 1997), onde se estabelece que a criança deve conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

VIEIRA, A. C. C.; VIEIRA, V. S. Orientações preventivas para adequação postural a escolares do 1º. segmento do ensino fundamental na cidade de Volta Redonda - RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 61, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2588. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.