Discutindo as Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático em Ciências

Autores

  • Elienae Genésia Corrêa Pereira Secretaria Municipal de Educação-RJ Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Helena Amaral da Fontoura Docente da Faculdade do Formação de Professores - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-670

Resumo

Ainda hoje observamos atividades de ensino pautadas no paradigma positivista. Todavia, estudos evocam reflexões sobre a necessidade de uma postura pedagógica que desenvolva a criatividade e a expressividade do aluno, propiciando a construção do saber de forma descontraída e prazerosa. Neste sentido, este artigo, parte de uma tese de doutoramento, aborda o potencial educativo da literatura em quadrinhos ao analisar e discutir os aspectos positivos da inserção de Oficinas de Histórias em Quadrinhos (OHQ) como recurso didático no ensino de Ciências. Os resultados indicam que as OHQ constituem-se em um instrumento didático versátil, abrangente e dinâmico, que favorece a criatividade dos alunos e o desenvolvimento de um processo cognitivo questionador, crítico e contextualizado, dentro de um contexto interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Elienae Genésia Corrêa Pereira, Secretaria Municipal de Educação-RJ Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1986) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (1990). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2003) e mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2008), estando cursando o doutorado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz. Professora da Educação Básica desde 1981, perpassando por todos os segmentos (1º e 2º segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante - Curso Normal) das redes privadas e pública. Atualmente, estou vinculada à Secretaria Muinicipal de Educação - RJ como docente do 1º segmento do Ensino Fundamental.

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Publicado

27-01-2016

Edição

Seção

Artigos