Discutindo as Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-670Resumen
Ainda hoje observamos atividades de ensino pautadas no paradigma positivista. Todavia, estudos evocam reflexões sobre a necessidade de uma postura pedagógica que desenvolva a criatividade e a expressividade do aluno, propiciando a construção do saber de forma descontraída e prazerosa. Neste sentido, este artigo, parte de uma tese de doutoramento, aborda o potencial educativo da literatura em quadrinhos ao analisar e discutir os aspectos positivos da inserção de Oficinas de Histórias em Quadrinhos (OHQ) como recurso didático no ensino de Ciências. Os resultados indicam que as OHQ constituem-se em um instrumento didático versátil, abrangente e dinâmico, que favorece a criatividade dos alunos e o desenvolvimento de um processo cognitivo questionador, crítico e contextualizado, dentro de um contexto interdisciplinar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigação em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, 2007.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1985.
BOFF, E. Ambiente para Construção Cooperativa de Histórias em Quadrinhos. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais.- Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 16, n.1, 2009.
CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
FANARO, M. A.; OTERO, M. R.; GRECA, I. M. Las Imágenes en los Materiales Educativos: las ideas de los profesores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 2, 2005.
FAZENDA, I. C. A. Interação e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
FONTOURA, H. A. da; PIERRO, G. M. de S.; CHAVES, I. M. A. B. Didática: do ofício e da arte de ensinar. Niterói: Intertexto, 2011.
FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
______. Conselho aos pais. 2 ed. Lisboa: Estampa, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Educação e participação comunitária. In: Política e educação – Coleção Questões da nossa época. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GOMES, A. M. de A.; ALBUQUERQUE, C. M. de; CATRIB, A. M. F.; SILVA, R. M. da; NATIONS, M. K.; ALBUQUERQUE, M. F. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar, n. 28.
KAMEL, C. R. L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
LINSINGEN, L.V. Mangás e sua utilização pedagógica no Ensino de Ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v. 1, 2007. Edição especial.
MACHADO, F. P. Palestra ministrada durante o III SENAFE – Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, 2009, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria, RS: UFSM, 2009.
MEHES, R.; MAISTRO, V. I. de A. A aprendizagem de Biologia mediada por quadrinhos e/ou charges. Revista Eletrônica Pró-Docência - UEL, n. 1, v. 1, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope. Acessado em 17 de novembro de 2013.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.
______. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
MOYA, A de. Shazam! 3ª ed. São Paulo: Perspectiva (Debates, 26), 1977.
PEREIRA, E. G. C. Educação Ambiental na escola: Ações Pedagógicas no contexto Lixo-Água-Saúde. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
PEREIRA, E. G. C; FONTOURA, H. A. da. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso de avaliação. Latin American Journal in Science Education. A publication sponsored by the Latin American Science Education Research Association. No prelo a.
______. Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. Revista Interacções, No prelo b.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. dos. O uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO, 1; 2009, Volta Redonda, RJ. Anais... Volta Redonda, RJ: UNIFOA, 2009.
______. A utilização de oficinas de historias em quadrinhos em um processo avaliativo. Revista Práxis, ano 5, ago. 2013a. Edição especial.
______. A visão de licenciandos em Química quanto ao uso de textos e histórias em quadrinhos como instrumentos pedagógicos. In: MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I. (Eds.), Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias. Educación Editora: Ourense, 2013b. cap. 53, p. 323-328.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIZARRO, M. V. Histórias Em Quadrinhos e o Ensino De Ciências nas Séries Iniciais: Estabelecendo relações para o Ensino de Conteúdos Curriculares Procedimentais. 2009. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, 2009.
SANTOS, F. F. P. dos. O lobo da estrada e as histórias em quadrinhos como recurso didático. Athena: Revista Científica de Educação, v. 8, n. 8, 2007.
SANTOS, R. E. dos. A história em quadrinhos na sala de aula. In: CONGRESSO ANUAL EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 26.; 2003, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, MG: INTERCOM, 2003.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, n. 27, 2012.
SANTOS, T. da C. dos; PEREIRA, E. G. C. Avaliação de oficinas de histórias em quadrinhos como metodologia introdutória no Ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO, 1.; 2009, Volta Redonda, RJ. Anais... Volta Redonda, RJ: UNIFOA, 2009.
______. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 7.; 2011, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2011.
______. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, n. 9, 2013a.
______. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Revista Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. extra, 2013b.
SAUL, A. M. Avaliação Educacional. Série Ideias, São Paulo: FDE, 1994.
SILVA, K. S. As Histórias em Quadrinhos como fator didático-pedagógico: alguns aspectos da sua produção acadêmica entre 1990 e 2002. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10.; 2011, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2011.
SILVA, R. S. da; OLIVEIRA, S. C. A. de; MODESTO, A. Histórias em Quadrinhos: a realidade no papel. Periódico de Divulgação Científica da FALS, v. 5, n. 10, 2011.
SOARES, S. E. M.; RIBEIRO, L .B. M. Avaliação formativa: um desafio para o professor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA – COBENGE, 29.; 2001, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, RS, 2001. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2001/trabalhos/APP016.pdf>. Acessado em: 01 maio 2013.
VÍLCHEZ-GONZÁLEZ, J. M.; PERALES-PALACIOS, F. J. Image of science in cartoons and its relationship with the image in comics. Physics Education, v. 41, p. 240-249, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
______. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 6 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1985.
BOFF, E. Ambiente para Construção Cooperativa de Histórias em Quadrinhos. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais.- Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 16, n.1, 2009.
CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
FANARO, M. A.; OTERO, M. R.; GRECA, I. M. Las Imágenes en los Materiales Educativos: las ideas de los profesores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 2, 2005.
FAZENDA, I. C. A. Interação e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
FONTOURA, H. A. da; PIERRO, G. M. de S.; CHAVES, I. M. A. B. Didática: do ofício e da arte de ensinar. Niterói: Intertexto, 2011.
FREINET, C. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
______. Conselho aos pais. 2 ed. Lisboa: Estampa, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Educação e participação comunitária. In: Política e educação – Coleção Questões da nossa época. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GOMES, A. M. de A.; ALBUQUERQUE, C. M. de; CATRIB, A. M. F.; SILVA, R. M. da; NATIONS, M. K.; ALBUQUERQUE, M. F. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar, n. 28.
KAMEL, C. R. L. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
LINSINGEN, L.V. Mangás e sua utilização pedagógica no Ensino de Ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, v. 1, 2007. Edição especial.
MACHADO, F. P. Palestra ministrada durante o III SENAFE – Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, 2009, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria, RS: UFSM, 2009.
MEHES, R.; MAISTRO, V. I. de A. A aprendizagem de Biologia mediada por quadrinhos e/ou charges. Revista Eletrônica Pró-Docência - UEL, n. 1, v. 1, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope. Acessado em 17 de novembro de 2013.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.
______. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
MOYA, A de. Shazam! 3ª ed. São Paulo: Perspectiva (Debates, 26), 1977.
PEREIRA, E. G. C. Educação Ambiental na escola: Ações Pedagógicas no contexto Lixo-Água-Saúde. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
PEREIRA, E. G. C; FONTOURA, H. A. da. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso de avaliação. Latin American Journal in Science Education. A publication sponsored by the Latin American Science Education Research Association. No prelo a.
______. Educação Ambiental (EA) na perspectiva do ensino de Ciências. Revista Interacções, No prelo b.
PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. dos. O uso de oficinas de histórias em quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO, 1; 2009, Volta Redonda, RJ. Anais... Volta Redonda, RJ: UNIFOA, 2009.
______. A utilização de oficinas de historias em quadrinhos em um processo avaliativo. Revista Práxis, ano 5, ago. 2013a. Edição especial.
______. A visão de licenciandos em Química quanto ao uso de textos e histórias em quadrinhos como instrumentos pedagógicos. In: MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I. (Eds.), Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias. Educación Editora: Ourense, 2013b. cap. 53, p. 323-328.
PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIZARRO, M. V. Histórias Em Quadrinhos e o Ensino De Ciências nas Séries Iniciais: Estabelecendo relações para o Ensino de Conteúdos Curriculares Procedimentais. 2009. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, 2009.
SANTOS, F. F. P. dos. O lobo da estrada e as histórias em quadrinhos como recurso didático. Athena: Revista Científica de Educação, v. 8, n. 8, 2007.
SANTOS, R. E. dos. A história em quadrinhos na sala de aula. In: CONGRESSO ANUAL EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 26.; 2003, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, MG: INTERCOM, 2003.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, n. 27, 2012.
SANTOS, T. da C. dos; PEREIRA, E. G. C. Avaliação de oficinas de histórias em quadrinhos como metodologia introdutória no Ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO, 1.; 2009, Volta Redonda, RJ. Anais... Volta Redonda, RJ: UNIFOA, 2009.
______. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 7.; 2011, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2011.
______. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico. Revista Práxis, n. 9, 2013a.
______. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Revista Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. extra, 2013b.
SAUL, A. M. Avaliação Educacional. Série Ideias, São Paulo: FDE, 1994.
SILVA, K. S. As Histórias em Quadrinhos como fator didático-pedagógico: alguns aspectos da sua produção acadêmica entre 1990 e 2002. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10.; 2011, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2011.
SILVA, R. S. da; OLIVEIRA, S. C. A. de; MODESTO, A. Histórias em Quadrinhos: a realidade no papel. Periódico de Divulgação Científica da FALS, v. 5, n. 10, 2011.
SOARES, S. E. M.; RIBEIRO, L .B. M. Avaliação formativa: um desafio para o professor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA – COBENGE, 29.; 2001, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, RS, 2001. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2001/trabalhos/APP016.pdf>. Acessado em: 01 maio 2013.
VÍLCHEZ-GONZÁLEZ, J. M.; PERALES-PALACIOS, F. J. Image of science in cartoons and its relationship with the image in comics. Physics Education, v. 41, p. 240-249, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
______. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
2016-01-27
Número
Sección
Artigos