INTERAGINDO PLANTAS MEDICINAIS E CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kelly Mauricio Leal Professora da Escola Municipal Altivo César
  • Ana Cléa Braga Moreira Ayres Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Marcelo Guerra Santos Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-677

Resumo

Esta pesquisa constituiu-se no levantamento das ideias dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro (Brasil), sobre a utilização das plantas medicinais e no desenvolvimento de estratégias que propiciassem a interação deste tema com o estudo do corpo humano. A metodologia utilizada compreendeu cinco etapas, a saber: relativa ao uso e propriedades das plantas medicinais; diagnóstico sócio cultural; sintomas das doenças. Nas três primeiras etapas os questionários funcionaram como instrumento fundamental na obtenção de dados e foram dirigidos aos alunos e seus familiares. A quarta etapa permitiu: coleta e a identificação das plantas medicinais pelos alunos e a quinta etapa a realização de um jogo em sala de aula. Foi possível observar, por meio destas atividades, que o conhecimento sobre as propriedades terapêuticas das plantas diminuía à medida que aumentava o nível de escolarização. Com relação às ideias dos alunos sobre a utilização/reconhecimento das plantas e aspectos vinculados à saúde, os resultados obtidos coincidiram em mais da metade dos casos com a literatura consultada, mostrando o quão importante é a valorização do saber popular pela escola. O resgate do saber popular no que se refere ao uso das plantas medicinais proporcionou alternativas que atuaram como facilitadoras da aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Mauricio Leal, Professora da Escola Municipal Altivo César

Professora de Ciências (Ensino Fundamental) da Escola Municipal Altivo César

 

Ana Cléa Braga Moreira Ayres, Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora Adjunta do Departamento de Ciências.

Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC).

Marcelo Guerra Santos, Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor Adjunto do Departamento de Ciências.

Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC).

Referências

BEVILACQUA, F.; BENSOUSSAN, E.; SILVA, J.M.J. Manual de Fisiopatologia Clínica. São Paulo, Atheneu, 1975.
CALIXTO, J.B. Biopirataria a diversidade biológica na mira da indústria farmacêutica. Ciência Hoje, vol.28, n.16, p.37-43, 2000.
CHRISPINO, A. O que é química. São Paulo, Editora Brasiliense,.1989.
CÔRREA JÚNIOR, C.; MING, L.C.; SCHEFFER, M.C. Cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Curitiba, EMATER, 1991.
DRIVER, R.; SQUIRES, A.; RUSHWORTH, P.; WOODROBINSON, V. Dando sentido a la ciencia en secundaria. Madrid, Visor, 1999.
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1998.
LEAL, K.M. A escola e as plantas medicinais: o que sabemos? Monografia Especialização em Ensino de Ciências, Universidade Federal Fluminense, 2004.
LEAL, K.M.; AYRES, A.C.B.M.; SANTOS, M.G. A escola e as plantas medicinais: o que sabemos? In: Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia (Formação de professores de Biologia: articulando universidade e escola). UFF/SBEnBIO-Regional 02 (RJ/ES), Niterói, 2003.
LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa, Instituto Plantarum, 2002.
RABELLO, S.H.S. A criança, seu corpo, suas idéias. Ensino em Re-vista, vol. 3, n.1, p.15-29, 1994.
SANTOS, C.A.M.; TORRES, K.R.; LEONART, R. Plantas Medicinais: Herbarium flora et scientia. São Paulo, Ìcone/Curitiba, Scientia et Labor, 1998
SILVA, P.B.; AGUIAR, L.H.; MEDEIROS, C.F. O papel do Professor na produção de medicamentos fitoterápicos. Química Nova na Escola, n.11, p. 19-23, 2000.
SMITH Jr., L.H.; THIER, S.O. Fisiopatologia: os princípios biológicos da doença. São Paulo, Panamericana, 1990.
SODEMAN, W.A. Fisiologia patológica de Sodeman. Rio de Janeiro, Interamericana, 1983.

Downloads

Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos