INTERAGINDO PLANTAS MEDICINAIS E CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-677Resumen
Esta pesquisa constituiu-se no levantamento das ideias dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro (Brasil), sobre a utilização das plantas medicinais e no desenvolvimento de estratégias que propiciassem a interação deste tema com o estudo do corpo humano. A metodologia utilizada compreendeu cinco etapas, a saber: relativa ao uso e propriedades das plantas medicinais; diagnóstico sócio cultural; sintomas das doenças. Nas três primeiras etapas os questionários funcionaram como instrumento fundamental na obtenção de dados e foram dirigidos aos alunos e seus familiares. A quarta etapa permitiu: coleta e a identificação das plantas medicinais pelos alunos e a quinta etapa a realização de um jogo em sala de aula. Foi possível observar, por meio destas atividades, que o conhecimento sobre as propriedades terapêuticas das plantas diminuía à medida que aumentava o nível de escolarização. Com relação às ideias dos alunos sobre a utilização/reconhecimento das plantas e aspectos vinculados à saúde, os resultados obtidos coincidiram em mais da metade dos casos com a literatura consultada, mostrando o quão importante é a valorização do saber popular pela escola. O resgate do saber popular no que se refere ao uso das plantas medicinais proporcionou alternativas que atuaram como facilitadoras da aprendizagem dos alunos.
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