Uma sequência didática para trabalhar a Educação Ambiental Crítica com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • LEONARDO SALVALAIO MULINE IFF
  • CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS IFES

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-748

Resumo

Atividades voltadas para o ensino fundamental nas séries iniciais, as quais podem despertar no educando o interesse e a participação social, revelam-se como basilares na incorporação de novas atitudes no cotidiano dos alunos. Logo, materiais didático-pedagógicos que auxiliem o educador a trabalhar os temas de Educação Ambiental de maneira lúdica são fundamentais dentro do ambiente escolar. Desenvolvemos uma sequência didática, baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov et al (2011), para o trabalho dos temas ambientais da perspectiva crítica. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Serra (ES). Trata-se de um estudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa, construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectiva fenomenológica. Quanto aos objetivos fixados, temos ciência de que alcançamos quando buscamos mostrar para os educadores a necessidade de se trabalhar a Educação Ambiental de forma crítica e comprometida com a realidade do aluno e, ainda, com atividades que instiguem no educando a participação e o senso de pertencimento, quando ofertamos, principalmente, a tarde de jogos e as palestras para os debates dos temas relevantes na atualidade sobre a questão proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LEONARDO SALVALAIO MULINE, IFF

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo, 3ª. Edição, Lisboa: Edições 70, 2004.
BICUDO, M. A. V. A contribuição da fenomenologia à educação. In: BICUDO, M. A. V.; CAPPELLETTI, I. F. (Org.) Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho d‟Água, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação o do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 8ª edição. Editora Gaia LTDA, 1991.
FREITAS, M. C. A Educação Ambiental no ensino de Geografia nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do município da Serra/ES. Vitória, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2009.
LEITE, S. Q. M.; BRASIL, E.D.F.; TERRA V.R.; CASSANI, J.E. Abordagem temática e sequência didática no ensino de Química: construção de uma visão crítica da ciência. In: LEITE, S. Q. M (org). Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências: caderno de experimentos de física, química e biologia – espaços de educação não formal – reflexões sobre o ensino de ciências. Vitória : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2012.
LOBINO, M. G. F. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. Vitória: Edufes, 2007.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: história e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
PEREIRA, M. G. Pelas ondas do saber: Conhecer, agir e transformar o ambiente. Ciências : ensino fundamental , Antônio Carlos Pavão. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. v.18, 2010. 212 p.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006.
ROJAS, J.; BARUKI, R.F.; SOUZA, R. S.E. Fenomenologia e rigor na pesquisa educacional: a experiência da UFMS. Anais do IV SIPQ, 2012.
TRISTÃO, M. Pedagogia ambiental: uma proposta baseada na interação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 1992.
TRIVELATO, S. F; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1ª Edição, 1998.

Downloads

Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos