Uma sequência didática para trabalhar a Educação Ambiental Crítica com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • LEONARDO SALVALAIO MULINE IFF
  • CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS IFES

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-748

Resumen

Atividades voltadas para o ensino fundamental nas séries iniciais, as quais podem despertar no educando o interesse e a participação social, revelam-se como basilares na incorporação de novas atitudes no cotidiano dos alunos. Logo, materiais didático-pedagógicos que auxiliem o educador a trabalhar os temas de Educação Ambiental de maneira lúdica são fundamentais dentro do ambiente escolar. Desenvolvemos uma sequência didática, baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov et al (2011), para o trabalho dos temas ambientais da perspectiva crítica. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Serra (ES). Trata-se de um estudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa, construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectiva fenomenológica. Quanto aos objetivos fixados, temos ciência de que alcançamos quando buscamos mostrar para os educadores a necessidade de se trabalhar a Educação Ambiental de forma crítica e comprometida com a realidade do aluno e, ainda, com atividades que instiguem no educando a participação e o senso de pertencimento, quando ofertamos, principalmente, a tarde de jogos e as palestras para os debates dos temas relevantes na atualidade sobre a questão proposta.

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Biografía del autor/a

LEONARDO SALVALAIO MULINE, IFF

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde

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Publicado

2016-10-09

Número

Sección

Artigos