LIGAÇÕES ENTRE O ENSINO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Thais Vinciprova Chiesse de Andrade Centro Universitário de Volta Redonda
  • Érica Cristina da Silva Rocha UniFOA
  • Marcelo Paraíso Alves UniFOA
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-753

Resumo

Em virtude de novas tecnologias e mudanças que estão acompanhando a contemporaneidade, a falta de atividade física e estímulos motores estão cada vez mais comuns. Isso torna o papel do professor de Educação Física ainda mais importante, visto que muitos alunos são quase exclusivamente estimulados a práticas orientadas de exercícios físicos durante a aula de Educação Física Escolar. O presente estudo tem como objetivo discutir a contribuição da Ginástica Artística (GA) para o desenvolvimento motor da criança no Ensino Fundamental – anos iniciais. A metodologia é composta de uma a revisão bibliográfica, onde buscamos artigos, livros, sites, anais de eventos relacionados ao tema e dissertações e teses que defendem a proposta do mesmo. O estudo é relevante na medida em que procura discutir a Ginástica Artística como colaboradora no processo de desenvolvimento motor da criança, oportunizando outro enfoque à modalidade, na maioria das vezes vista como um esporte de alto nível e difícil acesso, sendo quase inexistente na escola. Um segundo aspecto a ser ressaltado é a falta de estudos e publicações sobre a GA, o que dificulta o aprimoramento de profissionais interessados em atuar na modalidade. É possível perceber que a Ginástica Artística possui características próprias que podem servir para aumentar os estímulos motores e desafiar o aluno a buscar mais, sendo uma boa opção de conteúdo para o Ensino fundamental – anos iniciais. Fazendo uma análise das habilidades motoras que devem ser desenvolvidas nessa fase escolar, identificamos uma relação direta das mesmas com as atividades desenvolvidas na Ginástica Artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIROLDI, G.P.S. A ginástica artística na escola: um encontro possível. Campinas 1997.

ANDRADE, T.V.C. Um outro olhar sobre a ginástica artística. Anais do II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição Campinas – SP, 29 e 30 de junho de 2010.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie da educação física e esporte, v. 01, n 01 2002 p. 73- 81.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São
Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. Teoria e Prática Física. Série: Pensamento e ação no magistério. Fundamentos para o magistério. Editora Scipione Ltda. São Paulo. 1993.

GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3.ed. São Paulo: Phorte, 2005.

LEGUET, Jacques. As Ações Motoras em Ginástica Esportiva, editora Manole Ltda. São Paulo. 1987.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M., Metodologia do trabalho científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatórios, publicações e trabalhos científicos, 7ed. 2 reimp. – São Paulo: Atlas, 2008.

MATOS, J. M.C.; SCHNEIDER, O.; MELLO, A. S.; NETO, A. F. N.; SANTOS, W. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar.
Revista Movimento - Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 123-148, abr/jun de 2013.

NUNOMURA, M; NISTA-PICCOLO, V.L. Compreendendo a ginástica artística – São Paulo: Phorte, 2005.

PAPALIA, D.E. OLDS, S.W. FELDMAN, R.D. Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PELLEGRINI, A. M., NETO, S., BUENO, F. C. R., ALLEONI, B. N., & MOTTA, A. I. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. São Paulo: UNESP - 2005.

SAWASATO, Y.Y; CASTRO, M.F.C. A dinâmica da ginástica olímpica. (orgs.) GAIO, R.; BATISTA, J.C.F. In: A ginástica em questão. Ribeirão Preto, SP: Tecmed, 2006.

SCHIAVON, L.M, NISTA-PICCOLO, V.L. Desafios da ginástica na escola. In: Educação Física Escolar: propostas e desafios II / (Org.) MOREIRA, E.C. – Jundiaí, SP: Fontoura Editora, 2006.

SOUZA, E. P. M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. Tese de Doutorado, UNICAMP, Faculdade de Educação Física, Campinas (São Paulo), 1997.

VIEIRA, M, B. A importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Física escolar, Buenos Aires – Año 18, Nº 180, Mayo de 2013.

Downloads

Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos