AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CONTEÚDOS RELACIONADOS À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Kelly Ferreira da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ
  • Milena de Sousa Nascimento Centro Universitário de Volta Redonda / Fundação CECIERJ
  • Luciana Muguet Julio Secretaria Municipal de Educação/RJ
  • Vinícius Peruzzi de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de Ecologia

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.762

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de analisar como os livros didáticos utilizados no ensino fundamental abordam a questão da preservação ambiental. O trabalho foi realizado através de análises quantitativas e qualitativas do tema em duas coleções de livros didáticos de ciências do ensino fundamental da rede pública de Volta Redonda/RJ. Os resultados mostraram que, embora haja uma preocupação com a temática ambiental, ainda se percebe uma carência nas estruturas dos livros didáticos utilizados no ensino fundamental, de forma que não são abordados assuntos do interesse dos educandos, sobre assuntos relacionados à preservação e inter-relação com meio ambiente.

 

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Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos