AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CONTEÚDOS RELACIONADOS À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.762Abstract
O presente trabalho teve o objetivo de analisar como os livros didáticos utilizados no ensino fundamental abordam a questão da preservação ambiental. O trabalho foi realizado através de análises quantitativas e qualitativas do tema em duas coleções de livros didáticos de ciências do ensino fundamental da rede pública de Volta Redonda/RJ. Os resultados mostraram que, embora haja uma preocupação com a temática ambiental, ainda se percebe uma carência nas estruturas dos livros didáticos utilizados no ensino fundamental, de forma que não são abordados assuntos do interesse dos educandos, sobre assuntos relacionados à preservação e inter-relação com meio ambiente.
Downloads
References
Autor desconhecido. Um Pouco da História da Educação Ambiental. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/historia.pdf>. Acesso em 23/06/2013.
BEZERRA, O. S. Temáticas ambientais nos livros didáticos. 2003. Disponível em: <http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200313124001015038P5>; Acesso em: 27 abr. 2008.
BRASÍLIA. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2013: ciências. Brasília, 2012. 132 p.
BRASÍLIA. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 04/06/2013.
BRASÍLIA. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm >. Acesso em: 16/06/2013.
BRONDANI, C. J; HENZEL, M. E. Análise Sobre a Conscientização Ambiental em Escolas da Rede Municipal de Ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 5, n. 1, 2010. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/revbea/article/view/1688>. Acesso em: 18/06/13.
CARVALHO, I. C. Educação, Natureza e Cultura: ou sobre o destino das latas. IN: ZARZKZEVSKI, S.; BARCELOS, V. (ORGS) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPROMISSO SOCIAL: PENSAMENTOS E AÇÕES. EREXIM, EDIFAPES, 2004. PP 163-174. Disponível em: < http://www.ambiente.gov.ar/infotecaea/descargas/carvhalo03.pdf>. Acesso em: 18/06/13.
JACOBI, P. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo, reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.
LOPES, A. F; FERREIRA, D. M; SANTOS, L. M. F. Educação Ambiental, v. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. 208p.
MARPICA, N. S; MONTAGNINI, A. J.M. Panorama das Pesquisas Sobre Livros Didático e Educação Ambiental. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 115-130, 2010
MENDONÇA FILHO, J.; TOMAZELLO, M. G. C. As imagens de ecossistemas em livros didáticos de ciências do ensino fundamental e suas implicações para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto Alegre, v. 9, p. 152-158, 2002.
NASCIMENTO, M. F.F. Educação Ambiental: Trajetória, Fundamentos e Práxis Pedagógica, publicado Cadernos IAT, ISSN 1982-8500, Salvador, v.3, n.1, p. 104-117, 2010.
NETO, J. M; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Congresso Brasileiro de Qualidade de Educação – SEF-ME. Brasília – outubro de 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/01.pdf>. Acesso em: 02/05/2013.
PANAROTTO, C. O Meio Ambiente e o Consumo Sustentável: Alguns Hábitos
que Podem Fazer a Diferença. Revista das Relações de Consumo a publicada na Semana do Consumidor 2008. Caxias do Sul. 20 p. Disponível em: <http://faor.org.br/?p=leArquivo&chave=519525894dc8e57e37ddcafab18d75cc>. Acesso em: 05/06/13.
RIBEIRO, M. W. Os conteúdos ambientais em livros didáticos de geografia de 1º e 2º ciclos no ensino fundamental. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
RIZZO, R. M. Ser Sensível aos 3 R’s – Reutilizar, Reciclar e Reduzir. Ambiente Brasil. 05 de junho de 2007. Disponível em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2007/06/05/31467-ser-sensivel-aos-3-rs-reutilizavel-retornavel-e-reciclavel.html>. Acesso em: 04/06/13.
SABINO, C. M. e VILLAÇA, R. Estudo Comparativo de Métodos de Amostragem de Comunidades de Costão. Rev. Bras. Biol. vol.59 no.3 São Carlos Aug. 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71081999000300005>. Acesso em: 04/05/2013.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 04/05/2013.
SILVA, S. P. O Espaço Dado à Educação Ambiental nos Livros Didáticos e as Mudanças Didáticas no Ensino de Ciências: Perspectivas Inovadoras Rumo ao Desenvolvimento da Reflexão Socioambiental e da Consciência Ecológico-Preventiva. 2011. Disponível em: < http://www.partes.com.br/educacao/artigos/eaemensinodeciencias.asp>. Acesso em: 24/06/13.
SOARES, A. A. R; NOVICKI, V. Educação Ambiental Através de Livros Didáticos de História do Segundo Segmento do Ensino Fundamental.GT: Educação Ambiental / n. 22. Agência Financiadora: CAPES
SULEIMAN, M; ZANCUL, M. C. S. Meio Ambiente no Ensino de Ciências: Análise de Livros Didáticos Para os Anos Finais do Ensino Fundamental 1. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012.
VASCONCELOS, S; SOUTO, E. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental – Proposta de Critérios para Análise do Conteúdo Zoológico. Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco. Ciência & Educação, v.9, n.1, p; 93-104, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/08.pdf>. Acesso em: 02/05/2013.