Ensino Médio Integrado: Desafios da experiência de implementação do Curso Técnico em Dança

Autores

  • Mariza da Gama Leite de Oliveira Doutora e Mestre em Educação (UFRJ). Licenciada em Pedagogia e História (UFRJ/UNIRIO). Supervisora Educacional da FAETEC. Tutora em EaD da graduação em Pedagogia da UNIRIO (CEDERJ/UAB). Integrante do grupo de pesquisa PROEDES (FE/UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.825

Resumo

O artigo reflete sobre a relação entre Trabalho e Educação e discute as principais concepções e desafios na implementação do Ensino Médio Integrado, conforme concepções de pesquisadores do campo de formação profissional, que analisam criticamente os decretos 2208/97 e 5154/04, e denunciam sua fragilidade ao criarem o ensino médio integrado apenas como mais uma opção de articulação. Relata a experiência de construção do curso Técnico em Dança integrado, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), suas características e principais desafios, dentre os quais a resistência docente. Conclui que somente através do esforço conjunto entre professores, coordenadores e instituições de ensino, para a valorização das diversas fontes de saber que podem emanar da experiência docente, será possível a integração curricular na perspectiva da Escola Unitária, base ideológica que sustenta a concepção desta modalidade de ensino.

Palavras-chave: Curso Técnico em Dança, Organização Curricular, Escola Unitária, Aprendizagem Significativa, Saber Docente. 

 

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Biografia do Autor

Mariza da Gama Leite de Oliveira, Doutora e Mestre em Educação (UFRJ). Licenciada em Pedagogia e História (UFRJ/UNIRIO). Supervisora Educacional da FAETEC. Tutora em EaD da graduação em Pedagogia da UNIRIO (CEDERJ/UAB). Integrante do grupo de pesquisa PROEDES (FE/UFRJ).

Doutora e Mestre em Educação pela UFRJ; especialista em Psicopedagogia (UFRJ), Gestão de Pessoas (FunCefet) e Gestão Pública Municipal (UFF); Licenciada em Pedagogia (UFRJ) e História (UNIRIO). Tem capacitação em Orientação Profissional, Tutoria em Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos. Possui experiência profissional como docente na educação básica e no ensino superior; e como coordenadora pedagógica atuou no ensino fundamental, médio e técnico; e atualmente é tutora a distância no curso de Pedagogia da UNIRIO - disciplina História na Educação e integra o grupo de pesquisa PROEDES (FE/UFRJ). Seus temas de interesse de estudo e produções são: Instituições Educacionais, Educação Profissional no Brasil, Instrução Pública Primária no Rio de Janeiro, Políticas Públicas para a Educação, História da/na Educação, Profissão Docente, Tecnologias da Informação e Comunicação e Arquivos Escolares.

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Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos