Ensino Médio Integrado: Desafios da experiência de implementação do Curso Técnico em Dança
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.825Resumen
O artigo reflete sobre a relação entre Trabalho e Educação e discute as principais concepções e desafios na implementação do Ensino Médio Integrado, conforme concepções de pesquisadores do campo de formação profissional, que analisam criticamente os decretos 2208/97 e 5154/04, e denunciam sua fragilidade ao criarem o ensino médio integrado apenas como mais uma opção de articulação. Relata a experiência de construção do curso Técnico em Dança integrado, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), suas características e principais desafios, dentre os quais a resistência docente. Conclui que somente através do esforço conjunto entre professores, coordenadores e instituições de ensino, para a valorização das diversas fontes de saber que podem emanar da experiência docente, será possível a integração curricular na perspectiva da Escola Unitária, base ideológica que sustenta a concepção desta modalidade de ensino.
Palavras-chave: Curso Técnico em Dança, Organização Curricular, Escola Unitária, Aprendizagem Significativa, Saber Docente.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 2208/1997. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm - Acessado em: 15.05.2011.
BRASIL. Decreto nº 5154/2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm#art9. Acessado em: 15.05.2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 28.05.2011.
BRASIL. Portaria MEC nº 646/97 - de 14 de maio de 1997. MEC – Ministério da Educação Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC646_97.pdf. Acessado em: 15.05.2011.
CÊA, G. S. S. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: perspectivas, tendências e riscos. O estado da arte da formação do trabalhador no Brasil: pressupostos e ações governamentais a partir dos anos 1990. 1ª. ed. Cascavel: Edunioeste, 2007, v. 1, p. 133-156.
CIAVATTA, Maria F. A escola do trabalho: história e imagens. Tese de Doutorado, UFF, Niterói, 1993.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Plano do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design, com Habilitação Técnica em Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da Fundação de Apoio à Escola Técnica/FAETEC. Aprovado pelo Parecer CEE nº 158 de 31 de agosto de 2010.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia o saber. 8a. edição, Ed. Forense Universitária, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, Fund. Oswaldo Cruz, 2005.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LEAL NETO, A. A. V. A. Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no governo Lula: uma análise à luz da categoria trabalho. Dissertação de Mestrado, UFBA, 2010. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3864
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
PERRENOUD, Philippe. A ambiguidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 135-193.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf (2008). Acessado em: 12.04.2011.
RÉMOND, René. Uma história presente. In: _____ (Org.). Por uma história política. 2ª. edição. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 13-36.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. UNICAMP, v. 12, nº 34, Jan/Abr, 2007. Campinas: 2007. (pp. 152-165). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.