A Filosofia e sua possível contribuição educacional para pensar os desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1612Palavras-chave:
Filosofia. Educação. Ser Humano.Resumo
O presente estudo é oriundo do grupo de estudo e pesquisa sobre o ensino da Filosofia e seus fundamentos, da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O objetivo central é discutir o papel da Educação como construção do ser humano e seus valores diante das atuais dificuldades no âmbito escolar e na prática de ensino, em decorrência das dinâmicas sociais hodiernas. Por meio da pesquisa bibliográfica, reflete-se sobre os elementos frágeis quando se concebe a educação em suas propostas valorativas no processo educacional. Os teóricos escolhidos foram Werner Jaeger, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman. Retoma-se Jaeger sob o prisma de entender a sociedade e a cultura ocidental; Lipovetsky, pela concepção da era do vazio a partir das fragilidades nas atuais relações sociais; por fim, Bauman, ante à concepção de relações líquidas, aquelas que parecem perder o caráter de integralidade na formação humana. Como resultado procura-se, além de possibilitar uma reflexão sobre os contornos da atual prática docente, fomentar o repertório de debates sobre os enfrentamentos que a Filosofia e seu ensino perpassam frente as atuais formas e objetivos das relações sociais.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______ . Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BOECIO, Anício M. T. Severino. A consolação da filosofia. 4a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? 3a Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
FONSECA, Maria de Jesus. A Paideia grega revisitada. São Paulo: Millenium. 1998.
JAEGER, Werner. Paideia a formação do homem grego. 6a Ed. São Paulo: Zahar, 2013.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.