Ciência, tecnologia e sociedade, software livre e educação: diálogos possíveis

Autores

  • Adonias Nelson da Luz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3255

Palavras-chave:

Tecnologia. Didática. Planejamento docente.

Resumo

O presente trabalho divide-se em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve conceituação do que são os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em um recorte temporal recente. A segunda parte trata-se situar o software livre no contexto tecnológico, a partir da visão CTS, e como artefatos tecnológicos influenciam mesmo nas relações políticas e econômicas globais. A última, e por assim dizer, mais importante parte da discussão, trata acerca de como a CTS, o software livre e educação escolar podem se relacionar. Apesar de ser um trabalho relativamente curto, visa contribuir nas discussões acerca de como artefatos tecnológicos podem ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, visando suprir necessidades sociais, e estabelecendo condições para que educadores e educandos selecionem de forma crítica, quais tecnologias utilizarem. Todas as partes foram pesquisadas a partir de levantamento bibliográfico.

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Publicado

2020-09-24

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas