Câncer de Mama: trajetória da mulher valenciana a partir de uma suspeita

Autores

  • MÁRCIA RIBEIRO BRAZ Centro de Ensino Superior de Valença
  • Luanda Louzada e Silva Oliveira Centro de Ensino Superior de Valença
  • Priscila de Paiva Centro de Ensino Superior de Valença
  • Juciene do Espírito Santo Centro de Ensino Superior de Valença
  • Priscilla Marques Hasman Bueno Centro de Ensino Superior de Valença

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.53

Resumo

RESUMO

No decorrer da graduação percebemos que muitos são os cuidados a serem prestados a saúde da mulher, nos identificamos muito com esse tema, e sabemos que a prevenção é fundamental, em se tratando de câncer de mama. O Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (SISMAMA) visa criar um banco de dados no Brasil, juntando dados de todas as regiões sobre a doença através da informatização padronizada da requisição de mamografia e de seu resultado. Este estudo tem por objetivos apresentar a dinâmica do SISMAMA no município de Valença e descrever o trajeto da mulher valenciana com suspeita de câncer de mama. A metodologia adotada foi o estudo descritivo-exploratório, transversal, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados através do relatório do SISMAMA-2010. Os resultados apontaram que no ano de 2010 foi acompanhado pelo SISMAMA, um total de 41 mulheres. Os resultados das mamografias, demonstraram uma classificação BI RADS 4 correspondendo a 43,9%, agravante sugestivo de malignidade. Do total de mulheres, 10% estão em processo de busca ativa e 90% em acompanhamento ambulatorial. Conclui-se que a mulher valenciana a partir da suspeita de câncer de mama tem seu primeiro atendimento na Atenção Básica, a assistência do enfermeiro, durante esta trajetória da mulher na atenção básica, representa, muitas das vezes, a detecção precoce do câncer de mama. Também se percebe que apesar do SISMAMA estar implantado no município há dois anos, percebe-se alguns elementos dificultadores, que não estão relacionados somente a um setor, e sim a vários deles.

Palavras chave: câncer de mama; sistema de informação; rastreamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Almeida Maria Ilana de. A comunicação da enfermeira na assistência de enfermagem à mulher mastectomizada: um estudo de Grounded Theory. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Sine Loco. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/pt_09.pdf>. Acesso em 25. Out. 2012.

BRASIL.INCA . INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. DETECÇÃO PRECOCE. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/deteccao_precoce>. Acesso em 11 nov. 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Uma Prosposta de Integração Ensino-Serviço –AÇÕES DE Enfermagem para o controle do câncer. Disponível em:: < http://pt.scribd.com/doc/3890004/Acoes-de-Enfermagem-para-o-controle-do-cancer-Inca>. Acessado em 10 nov 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção básica. Controle dos Canceres do colo do útero e da mama. Brasília, DF, 2006.

CARVALHO, A. B. A et al. Câncer uma visão multiprofissional. 1°.ed. TAMBORÉ: Manole LTDA, 2010.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA. Estatísticas do câncer de mama no Brasil. Disponível em: < http://www.sbmastologia.com.br/cancer-de-mama/rastreamento-diagnostico-cancer-de-mama/estatisticas-sobre-cancer-de-mama-no-brasil-5.htm>. Acesso em 10 de out. 2012.

INCA. Ministério da saúde. Elaboração, distribuição e informações. Disponível em: . Acesso em: 09 de nov. 2012.

INCA. Ministério da Saúde. Estimativa 2010 – Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: . Acesso em 08 de outubro de 2012.

INCA. Ministério da Saúde. SISMAMA informação para o avanço das ações de controle do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

INCA. Ministério da Saúde. Manual gerencial Sistema de informação do controle do câncer de mama e do colo do útero. Rio de Janeiro, RJ, 2011.

INCA. Ministério da Saúde. Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer, uma proposta de integração de ensino - serviço. Rio de Janeiro, RJ, 2008.

SANTOS, Sexys Bullos Lins dos; KOCH, Hilton Augusto. Análise do Sistema de Informação do Programa de Controle do Câncer de Mama (SISMAMA) mediante avaliação de 1.000 exames nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000500007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 de outubro de 2012.

Downloads

Publicado

10-12-2013

Como Citar

BRAZ, MÁRCIA RIBEIRO; OLIVEIRA, Luanda Louzada e Silva; DE PAIVA, Priscila; SANTO, Juciene do Espírito; BUENO, Priscilla Marques Hasman. Câncer de Mama: trajetória da mulher valenciana a partir de uma suspeita. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 69–75, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.53. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/53. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)