Uma proposta de metodologia para a análise de histórias em quadrinhos

Authors

  • Márcia Tavares Chico Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3304

Keywords:

Histórias em quadrinhos. Metodologia. Proposta de análise.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo a proposta de uma metodologia para análise de histórias em quadrinhos. O artigo divide-se em duas seções. A primeira trata da apresentação da proposta de metodologia, a qual divide-se em análise estrutural, análise contextual e análise qualitativa. A subseção de análise estrutural lida com os elementos contituentes de uma história em quadrinhos, como os balões de fala, os painéis e o uso de cores. A análise contextual divide-se em dois momentos: análise contexto interno e do contexto externo. A última subseção, a análise qualitativa, trata da interpretação dos dados adquiridos nas duas análises anteriores sob o enfoque desejado pela/o pesquisadora ou pesquisador. A segunda seção traz um exemplo de análise, baseado na proposta feita, da HQ Eles nos chamavam de inimigo (2019) de autoria de George Takei em co-autoria com Justin Eisinger, Steven Scott e arte de Harmony Becker. A HQ é uma obra biográfica e narra a história da família Takei pelos campos de concentração para nipo-americanas/os, nos Estados Unidos da América, durante a Segunda Guerra Mundial. 

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Author Biography

Márcia Tavares Chico, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda (especialização) em Histórias em Quadrinhos pela Faculdades Est. Mestra em Literatura Comparada e Licenciada em Letras Portugês-Inglês pela Universidade Federal de Pelotas.

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Published

2020-09-24

How to Cite

TAVARES CHICO, Márcia. Uma proposta de metodologia para a análise de histórias em quadrinhos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 43, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n43.3304. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3304. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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