Crianças em notícias: uma perspectiva sob a análise do discurso

Autores/as

  • Ismael Gonçalves Alves Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n14.1016

Palabras clave:

Infância, Análise do Discurso, Jornais

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar o discurso a respeito das crianças consideradas abandonadas veiculados na mídia impressa do sul catarinense num período em que múltiplas representações infantis se proliferavam nos mais diversos veículos de comunicação do país. Analiticamente, buscaremos perceber como estes discursos foram construídos, que poderes os forjaram e quais suas intencionalidades ao criar uma determinada imagem de Infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1999.

DE LUCA, Tania Regina; MARTINS, Ana Luiza. Imprensa e cidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. A análise do discurso: para além das palavras e as coisas. In: Educação Realidade. 20(2). Julho/Dezembro de 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 11ª edição. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 11ª edição. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 15.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e as outras vozes. Campinas: Edcampi, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise do discurso: novas perspectivas. Campinas: Ed. Unicamp, 1989.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.

PÊCHEAUX, Michel. Sobre os contextos epistemológicos da análise de discurso. In: Cadernos de Tradução. Nº 1. Ed. UFGRS: Novembro de 1998.

Publicado

2017-03-27

Cómo citar

ALVES, Ismael Gonçalves. Crianças em notícias: uma perspectiva sob a análise do discurso. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 14, p. 41–46, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v5.n14.1016. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1016. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.