Estudo de Caso: Implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma Empresa Mecânica de Pequeno Porte

Autores/as

  • Sérgio Ricardo Bastos Mello Centro Universitário de Volta Redonda
  • Márcia Catharino de Mello Arquiteta e Urbanista – USU
  • Viviane Pontes Cunha Engenheira Eletricista – Faculdade de Engenharia de Resende

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.148

Palabras clave:

Certificação ISO 9001, 2008, Qualidade, Empresa de Pequeno Porte

Resumen

A sobrevivência e a prosperidade das empresas estão relacionadas com a adoção de modelos de gerenciamento que possibilitem melhorar os resultados de suas operações. O sistema de gestão proposto pelo padrão ISO 9001:2008 se constitui num forte mecanismo para as empresas alcançarem seus objetivos. O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de implementação do sistema de gestão pela qualidade e certificação segundo a norma ISO 9001:2008 de uma empresa mecânica de pequeno porte, como também relatar as dificuldades encontradas durante este processo e os benefícios decorrentes do mesmo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Ricardo Bastos Mello, Centro Universitário de Volta Redonda

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Volta Redonda e Diretor e Consultor da empresa Engenharia e Qualidade com atuação nas áreas de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Citas

ABNT NBR – ISO 9001:2008 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

ASSEN, M. V., BERG, G. V. e PIETERSMA, P. Modelos de Gestão. 2ªed. Pearson Prentice Hall, 2010.

BERGAMO FILHO, V. ISO 9000 em Serviços: um Passo para a Qualidade Total. São Paulo. Makron Book , 1999.

CALARGE, F. A. Visão Sistêmica da Qualidade: a melhoria de desempenho da organização direcionada pela qualidade. São Paulo. Art Liber, 2001.

CORRÊA, H.L. e CORRÊA, C.A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo. Atlas, 2008.

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – http://www.inmetro.gov.br/qualidade

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – http://www.ibge.gov.br/

KRAJEWSKI, L., RITZMAN, L. e MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. 8ª ed. Pearson Prentice Hall, 2009.

LAMPRECHT, J. L. ISO 9000 e o Setor de Serviços: uma Interpretação Crítica das Revisões de 1994. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora, 1994.

MASTER QUALIDADE - http://www.masterqualidade.com.br/iso9000.html

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SLACK, N., CHAMBERS, S. E JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª Ed. Atlas, 2007.

Publicado

2013-12-10

Cómo citar

MELLO, Sérgio Ricardo Bastos; DE MELLO, Márcia Catharino; CUNHA, Viviane Pontes. Estudo de Caso: Implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma Empresa Mecânica de Pequeno Porte. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 25–33, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.148. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/148. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Tecnologia e Engenharias

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a