Enfisema pulmonar frente ao tabagismo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1842Palabras clave:
DPOC, enfisema, pulmões, tabacoResumen
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) se caracteriza pela obstrução crônica ao fluxo aéreo decorrente do aumento da resistência das vias aéreas, como ocorre na asma brônquica e enfisema pulmonar. Esta última patologia tem por propriedade a expansão anormal e até mesmo a destruição dos alvéolos. A hematose é, pois, prejudicada devido à diminuição da capacidade respiratória. O enfisema pulmonar aflige 210 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte e morbidade crônica. O tabagismo domina a etiologia da DPOC, porém fatores genéticos como a deficiência da alfa-1-antitripsina (enzima produzida nos pulmões), e infecções rotineiras das vias aéreas superiores são potenciais agentes desta doença. Além da nicotina, a fumaça do tabaco contém muitos agentes tóxicos para o aparelho respiratório. O fumante carreia para os pulmões um número significativo dessas substancias responsáveis pela gênese da DPOC, razão pela qual a suspensão do tabagismo pode levar a prevenção. Em casos extremos, a cirurgia com transplante de pulmão está indicada, já que a DPOC não tem cura e é progressivamente incapacitante. O objetivo do presente trabalho foi o de realizar uma revisão da literatura com o intuito de aprofundar o conhecimento dos acadêmicos de Medicina em relação à ocorrência do enfisema e sua associação ao fumo. Desta forma, frente às alterações de função pulmonar, fica claro que o paciente deve estar ciente que a cessação tabágica e a manutenção da abstinência aliada a outros procedimentos terapêuticos podem propiciar melhora na disposição, dispnéia e redução do cansaço.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.