A psicanálise como ferramenta no complexo cenário do atendimento médico frente a criança portadora de paralisia cerebral

Autores/as

  • Walkiria Silva Soares Marins Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Lilian Faro Medicina - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n25.190

Palabras clave:

paralisia cerebral, relação, transferência, contratransferência

Resumen

Este artigo se propõe a discutir a utilização deconceitos da psicanálise como ferramenta nocomplexo cenário do atendimento médico frente àcriança portadora de paralisia cerebral (PC). Constituisede uma revisão de literatura que busca tratar datríade pais-paciente-médico e das emoções e papéisque atravessam essas relações. A teoria e a práticase aglutinam como instrumento potencializador daintervenção clínica e preventiva do cuidado com essascrianças. A discussão do diagnóstico com a família, oquestionamento aos estigmas sociais, a necessidadede se trabalhar sentimentos ocultos, auxiliando noprocesso de aceitação e ultrapassando a etapa danegação, são momentos em que a intervenção domédico pode simbolizar uma melhor adesão aotratamento e melhor qualidade de vida para essacriança. A transferência e a contratransferênciaganham um papel estruturante nessa relação quese constrói na tríade, promovendo comportamentosfacilitadores ou prejudiciais ao tratamento.

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Publicado

2014-08-10

Cómo citar

MARINS, Walkiria Silva Soares; FARO, Lilian. A psicanálise como ferramenta no complexo cenário do atendimento médico frente a criança portadora de paralisia cerebral. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. 25, p. 79–87, 2014. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n25.190. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/190. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

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