A concepção da comunicação por meio da metáfora do canal e as implicações em situação de ensino/aprendizado

Autores/as

  • M. C. V. Vicinprova Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. Gomide UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. Foureaux UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2027

Palabras clave:

metáfora conceitual, metáfora do canal, comunicação

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que se fundamenta nos estudos da metáfora como modo de compreender a estruturação do pensamento. Tais estudos têm embasado um grande número de pesquisas e proporcionado conclusões instigantes, particularmente por oferecer um novo e frutífero ângulo de observação à análise da palavra ou do discurso. Partindo das observações de Lakoff e Johnson (2002) a respeito das metáforas conceptuais, que formam uma maneira de ver o mundo, e dos estudos de Reddy (2000) sobre a Metáfora do Canal no entendimento da comunicação, a pesquisa propõe-se a investigar a presença dessa última, em língua portuguesa, no discurso de alunos e professores, o que pode levar a dificuldades na compreensão do papel das partes para um ótimo entendimento. O corpus do trabalho é formado por respostas a um questionário de perguntas abertas que está sendo entregue a alunos e professores de um curso superior de Volta Redonda. Os dados coletados serão analisados por meio de análise do discurso, que deve investigar a presença da Metáfora do Canal, visando a esclarecer como a consciência dessa estruturação do pensamento pode melhorar a relação entre alunos e professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

VICINPROVA FONSECA, M. C. V.; GOMIDE, T.; FOUREAUX, V. A concepção da comunicação por meio da metáfora do canal e as implicações em situação de ensino/aprendizado. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 213, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2027. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2027. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.