A percepção de alunos de ensino fundamental de colégios municipal e estadual de Volta Redonda, através da fotografia, sobre a preservação ambiental
Palabras clave:
fotografia, metodologia didática, criança, meio ambienteResumen
A presente pesquisa aborda a fotografia como metodologia e didática na conscientização sobre o meio ambiente. Atingindo um público de crianças do 5° ano do ensino fundamental, estadual e municipal, da cidade de Volta Redonda, RJ, o trabalho tem o objetivo de mostrar aos alunos, de maneira eficaz, através de dinâmicas, sempre pautada pela imagem fotográfica, a situação em que o meio ambiente se encontrará se nenhuma medida, por menor que seja, for tomada. A fotografia como ato subjetivo é mais uma maneira de questionar a realidade. Ao mesmo tempo em que mostra diversas coisas, sempre a partir das escolhas de quem fotografa, ela também sugere a emoção vivida no momento do clique. Observar uma fotografia não é apenas ver uma imagem, mas, acima de tudo, lançar um olhar que possa sentir e analisar o espírito emotivo e instigante que aquela imagem representa. Com isso, procura-se, com o trabalho, analisar o olhar da criança e despertar a percepção crítica sobre a interferência do homem na natureza e no meio ambiente. A fotografia vai possibilitar identificar, no em torno dos alunos, o que foi e o que não foi modificado pelo homem. Além da análise detalhada sobre a percepção dos alunos e do olhar sobre a interferência social no meio ambiente, a pesquisa permite, ainda, verificar o método de ensino das escolas municipais e estaduais, e, também, oferecer uma metodologia de aplicação de dinâmicas que valorizem a prática fotográfica no universo escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.