A interdisciplinaridade do design e a materialização da imagem mental

Autores/as

  • Darwin Rodrigues Mota UniFOA
  • Adriano José Sorbile de Souza UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.317

Palabras clave:

multidisciplinaridade, design, imagem mental

Resumen

O produto de design em sua essência é o que podemos denominar como a materialização de idéias baseadas em conceitos multidisciplinares, é uma expressão que pode ter vários significados. Alguns autores determinam o design como o processo de criação de soluções de problemas. Podemos afirmar que o produto de design é a síntese da coleta de dados interdisciplinares sua seleção, tabulação para que ocorra o desenvolvimento de processos, levando em consideração aspectos de caráter técnicos, produtivos, econômicos, culturais, semióticos, ergonômicos, históricos, ou seja, abrange várias áreas do conhecimento. Essa atividade criativa expande e sintetiza a cultura de uma sociedade e o discurso de uma civilização que se instaura na relação semiótica entre a construção da linguagem dos produtos projetados e os processos de significação. É, no entanto, o design, em forma de produtos, um meio pelo qual uma idéia se transfere e estabiliza-se em algum objeto manipulável, palpável, físico, ou seja, o que antes era pensamento se torna algo físico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Darwin Rodrigues Mota, UniFOA

Bacharel em Desenho Industrial pelas Faculdades Integradas Teresa D'Avila (2003), especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (2008) e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atua como professor universitário na região do Vale do Paraíba e Sul Fluminense, nos cursos de Design e Comunicação Social.

Adriano José Sorbile de Souza, UniFOA

Mestre em Engenharia Biomedica pela UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba São José dos Campos - SP. Especialista em Informática em Educação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras Lavras MG. Especialista Administração em Gestão Financeira pela FATEA, Faculdades Integradas Teresa D Avila Lorena SP. Formado em Desenho Industrial pela USC - FATEA, Faculdades Integradas Teresa D Avila Lorena SP, com o curso de complementação profissional.

Citas

BURDEK, Bernhard B., História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Ed. Edigard Blucher, 2005

BAXTER, Mike, Projeto de produto, Guia prático para o design de novos produtos, Ed. Edigard Blucher, 1998

PREECER, Jennifer. Design de Interação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SATAELLA, NORTH, Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

NASCIMENTO, L. C. P. . A multidisciplinaridade imprescindível e a multidisciplinaridade disfuncional na prática e no ensino do design. Actas de Diseño, v. 13, p. 117-124, 2012.

Holanda, Aurélio Buarque, Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - 8ª Ed. 2010 - Nova Ortografia

Publicado

2015-01-10

Cómo citar

MOTA, Darwin Rodrigues; SOUZA, Adriano José Sorbile de. A interdisciplinaridade do design e a materialização da imagem mental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 1 esp, p. 19–23, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n1 esp.317. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/317. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Especial Design

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a