Avaliação de atividades educativas-curativas em saúde bucal realizadas em escolares do Ensino Fundamental de Marialva, Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4192

Palabras clave:

Odontologia, Cárie Dentária, Epidemiologia, Índice CPO

Resumen

As atividades educativas e curativas são ações necessárias para o controle e prevenção da cárie dentária entre os escolares. O objetivo do estudo foi analisar a prevalência de cárie, hábitos deletérios, más-oclusões e resultados das ações curativas realizadas pela equipe de saúde bucal em escolares do município de Marialva/Pr. Os estudantes, lotados em uma escola municipal, foram submetidos ao exame clínico, preenchimento de odontograma inicial aplicando-se os índices CPO-D, ceo-d e ICDAS II. Os tratamentos realizados na escola consistiam em aplicação de verniz fluoretado, selantes, tratamentos restauradores atraumáticos e atividades educativas. Participaram do estudo 77 escolares de 5 a 12 anos, destes 33,7% encontravam-se livres da doença. A média total de dentes cariados foi de 1,29, o índice de ceo-d foi de 2,62 e o índice de CPO-D foi de 1,97. O código referente ao ICDAS II com maior prevalência foi o código 6, enquanto o código 4 foi o de menor prevalência. Ademais, 29,8% dos escolares possuíam algum tipo de hábito deletério e 45,4% apresentavam algum tipo de má oclusão. Assim, intervenções educativas e curativas, realizadas nos escolares foram efetivas, mostrando-se alta resolutividade. Além de conscientizar sobre a importância dos hábitos saudáveis, pontos importantes para a manutenção da saúde bucal.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Mary Inagaki, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Odontologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.

Tânia Harumi Uchida, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina (PR), Brasil.

Josely Emiko Umeda, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora em Odontologia Integrada, Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.

Patrícia Bergamasco, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Odontologia Integrada, Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associado do Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR), Brasil.

Citas

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Publicado

2023-04-20

Cómo citar

INAGAKI, Jaqueline Mary; UCHIDA, Tânia Harumi; UMEDA, Josely Emiko; BERGAMASCO, Patrícia; FUJIMAKI, Mitsue. Avaliação de atividades educativas-curativas em saúde bucal realizadas em escolares do Ensino Fundamental de Marialva, Paraná. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.4192. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4192. Acesso em: 20 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

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