Desenvolvimento de um plano de negócios para e-commerce

um estudo de caso em uma microempresa de vestuário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.4669

Palabras clave:

Mercado online, Planejamento estratégico, Viabilidade econômica

Resumen

Com o avanço tecnológico, grandes mudanças vêm ocorrendo a cada ano no mundo. Essas mudanças não estão afetando apenas o dia a dia dos usuários, mas também na maneira de relacionamento entre consumidores e empreendedores. Tal cenário torna necessário que o mercado de negócios acompanhe as novas possibilidades de atuação que vêm surgindo ao longo do tempo. Esta pesquisa apresentou um estudo de caso de uma microempresa de vestuário feminino cujo objetivo foi identificar a viabilidade de expandir o negócio para um e-commerce. Para tal foi desenvolvido um plano de negócios, incluindo as etapas de planejamento estratégico, plano de marketing e plano financeiro, visando sua boa estruturação e diminuição da probabilidade de tomar decisões precipitadas na abertura do negócio. Realizou-se dois questionários, sendo um direcionado a proprietária e o outro para pesquisa de mercado com o público-alvo. Com a análise de ambiente identificou-se os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças da microempresa. Foi realizado o plano financeiro, onde levantou-se os investimentos, despesas, projeções do fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício e os indicadores de viabilidade por meio dos cenários: pessimista, realista e otimista. A taxa interna de retorno foi de -2,89 % ao mês, para o cenário pessimista, portanto o negócio deve ser rejeitado pelo resultado negativo do indicador. Já o resultado para o cenário realista apresentou rentabilidade de 2,00 % ao mês, e para o cenário otimista a rentabilidade foi de 6,43 % ao mês. Portanto, os cenários realista e otimista apresentaram possibilidade de investimento para abertura do e-commerce.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian Ramos da Rocha, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduada em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Matheus da Silva Gomes, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Sergio Ricardo Bastos de Mello, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Responsável pela Comissão Própria de Avaliação - CPA do UniFOA no período de 2015 - atual, com experiência em coordenação de curso de graduação em Engenharia de Produção. Membro da Comissão Sistêmica do UniFOA com participação em seu planejamento estratégico e elaboração do PDI para os períodos de 2017-2021 e 2022-atual. Professor em curso de graduação e pós-graduação. Integrou o Banco de Avaliadores Ad Hoc do Ministério da Educação (MEC/INEP) nas modalidades presencial e EaD. Possui experiência em Gerência da Qualidade em empresa metalúrgica, responsável pelos processos de certificação ISO 9001 e ISO TS 16949. Consultor em Sistema de Gestão pela Qualidade. Bacharel em Engenharia Metalúrgica e Administração, com especialização em Engenharia da Qualidade e mestrado em Engenharia Mecânica. Formação em cursos de auditor líder e formação de multiplicadores pelo David Huntins Institute, planejamento da qualidade pelo Juran Institute, avaliador institucional nas modalidades presencial e EaD e elaborador de provas para ENADE pelo Inep e formação em AVA/LXP e metodologias ativas pelo UniFOA/Grupo +A.

Joyce Meire Franco de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduada em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Engenheira Metalurgista e Mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP/Capital) e Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior.

Citas

BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antônio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 3. ed. São Paulo: Manole, 2018. E-book. ISBN 978-85- 204-5334-6.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória. 4. ed. Barueri: Atlas, 2022. E-book. ISBN 978-65-5977-283-4.

CONVERSION. Relatório setores e-commerce no Brasil. 2023. Disponível em: http://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce. Acesso em: 30 jul. 2023.

DORNELAS, José. Plano de negócios: seu guia definitivo. 3. ed. Barueri: Atlas, 2023. Ebook. ISBN 978-65-5977-451-7.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. E-book. ISBN 978-85-970-2098-4.

GITMAN, Lawrence Jeffrey; ZUTTER, Chad J. Princípios de administração financeira. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. E-book. ISBN 978-85-430-0674-1.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-02657-3.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011. E-book. ISBN 978-85-224-6288-9.

SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.

TEIXEIRA, Tarcísio. Comércio eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015. E-book. ISBN 978-85-02-62249-4.

TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-01540-9.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-book. ISBN 978-85-8260-232-4.

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

RAMOS DA ROCHA, Lilian; DA SILVA GOMES, Matheus; BASTOS DE MELLO, Sergio Ricardo; MEIRE FRANCO DE OLIVEIRA, Joyce; DA COSTA PEREIRA TORRES DE OLIVEIRA, Janaina. Desenvolvimento de um plano de negócios para e-commerce: um estudo de caso em uma microempresa de vestuário. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 19, n. 54, p. 1–10, 2024. DOI: 10.47385/cadunifoa.v19.n54.4669. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4669. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Tecnologia e Engenharias

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.