Meio ambiente lúdico: proposta de jogo didático

Autores

  • M. G. Passeri Departamento de Ensino de Ciências e Biologia - IBRAG/UERJ
  • A. Costa-Filho Departamento de Ensino de Ciências e Biologia - IBRAG/UERJ UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2351

Palavras-chave:

jogo didático, educação ambiental, ensino de ciências

Resumo

A educação ambiental possui o importante papel de resgatar e/ou potencializar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, honestidade e cidadania, favorecendo uma atuação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida, do meio natural, social e cultural. A Escola é o ambiente social mais indicado para o início dessa conscientização, pois é capaz de promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão e o amadurecimento de ideias dos alunos. Recursos didáticos que alterem a rotina da sala de aula, como simulações, dinâmicas de grupo, feiras de ciências e projetos externos estimulam e otimizam a assimilação e compreensão dos conteúdos. A utilização de jogos didáticos como estratégias pedagógicas facilita o processo de ensino aprendizagem e vem conquistando uma importante posição ao auxiliar o professor em tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas. Esses artifícios são muito apreciados pelos alunos e permitem desenvolver a sensibilização e o senso crítico acerca do assunto trabalhado. Desta forma, o trabalho a ser apresentado trata-se da elaboração e confecção de um jogo didático utilizado como uma ferramenta de introdução de conteúdos em Ciências e Biologia ou como recurso para o desenvolvimento de temas transversais, envolvendo os integrantes num clima divertido e interativo. O jogo será do tipo de tabuleiro, aceitará a participação de até seis pessoas e contará com estratégias e elementos de forma a permitir discussões, reflexões e a busca de soluções entre os participantes. O docente poderá usá-lo no âmbito da discussão à crise ambiental, da transformação de hábitos e na formação de uma cidadania ambiental, e assim desenvolver no seu aluno um espírito crítico, frente às mudanças ocorridas no mundo atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

PASSERI, M. G.; COSTA-FILHO, A. Meio ambiente lúdico: proposta de jogo didático. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 104, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2351. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2351. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>