Meio ambiente lúdico: proposta de jogo didático
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2351Palabras clave:
jogo didático, educação ambiental, ensino de ciênciasResumen
A educação ambiental possui o importante papel de resgatar e/ou potencializar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, honestidade e cidadania, favorecendo uma atuação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida, do meio natural, social e cultural. A Escola é o ambiente social mais indicado para o início dessa conscientização, pois é capaz de promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão e o amadurecimento de ideias dos alunos. Recursos didáticos que alterem a rotina da sala de aula, como simulações, dinâmicas de grupo, feiras de ciências e projetos externos estimulam e otimizam a assimilação e compreensão dos conteúdos. A utilização de jogos didáticos como estratégias pedagógicas facilita o processo de ensino aprendizagem e vem conquistando uma importante posição ao auxiliar o professor em tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas. Esses artifícios são muito apreciados pelos alunos e permitem desenvolver a sensibilização e o senso crítico acerca do assunto trabalhado. Desta forma, o trabalho a ser apresentado trata-se da elaboração e confecção de um jogo didático utilizado como uma ferramenta de introdução de conteúdos em Ciências e Biologia ou como recurso para o desenvolvimento de temas transversais, envolvendo os integrantes num clima divertido e interativo. O jogo será do tipo de tabuleiro, aceitará a participação de até seis pessoas e contará com estratégias e elementos de forma a permitir discussões, reflexões e a busca de soluções entre os participantes. O docente poderá usá-lo no âmbito da discussão à crise ambiental, da transformação de hábitos e na formação de uma cidadania ambiental, e assim desenvolver no seu aluno um espírito crítico, frente às mudanças ocorridas no mundo atualmente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.