Análise do desempenho das empresas do setor de telecomunicações: serviço móvel celular, com a utilização dos índices econômico-financeiros e a técnica da analise envoltória de dados – DEA
Palavras-chave:
avaliação, desempenho, indicadores, análise envoltória de dadosResumo
A partir dos anos 80, a dinâmica da economia mundial sofreu profundas transformações nos modelos de geração e acumulação de riqueza. Diferentemente do antigo padrão de acumulação baseado em recursos tangíveis, dispersos ao redor do mundo, no atual padrão, o conhecimento e a informação exercem papeis centrais, sendo as tecnologias de informação e comunicação seu elemento propulsor. No Brasil, o mercado de telefonia móvel cresceu a uma taxa superior a 20% no ano de 2008. Encerrou o período com mais de 150 milhões de celulares. Verifica-se que o celular tem uma crescente penetração nas classes sociais de menor renda. São mais pessoas inseridas na sociedade em rede, com mais possibilidades de geração de renda, de acesso a cultura, informação, educação, segurança, entretenimento. O serviço de telefonia móvel é essencial para que as pessoas continuem conectadas e a partir das conexões, encontrem novas oportunidades – em tempos de estabilidade ou de crise econômica. Esta pesquisa pretende analisar o desempenho das principais empresas que possuem ações em bolsa do setor de Telecomunicações na área de Telefonia Móvel Celular através da utilização de indicadores econômico-financeiros e a técnica Análise Envoltória de Dados. O problema então da pesquisa pode ser apresentado da seguinte forma: Através dos indicadores econômico-financeiros e a utilização da técnica de Análise Envoltória de Dados – DEA, é possível avaliar o desempenho das empresas objeto de estudo e criar um ranking? Estatisticamente, é possível atribuir pesos aos indicadores de acordo com a sua capacidade de indicação de sucesso e insucesso? Um dos instrumentos básicos para análise de balanços é os “índices” que têm como característica fundamental fornecer uma visão geral da situação econômica e financeira da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.