Ray tracing para simulação da iluminação em cenários tridimensionais no computador

Autores

  • V. H. Rodrigues UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. P. T. Faria Junior UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

Ray Tracing, simulação, cenários tridimensionais

Resumo

Neste Projeto de Iniciação Científica será desenvolvido um software que permite a visualização tridimensional de ambientes internos e externos utilizando para iluminação destes cenários a técnica Ray Tracing. Este projeto é orientado aos alunos de iniciação científica com o objetivo de publicar artigos em congressos nacionais, internacionais e desenvolver este procedimento automatizado com a finalidade de comercialização. O uso de iluminação no processo de geração de cenários no computador contribui significativamente para o aumento do grau de realismo em imagens sintetizadas por meio de técnicas de computação gráfica. Atualmente, existem diversos algoritmos de iluminação de superfícies e sólidos, porém nenhum deles é tão poderoso quanto o Ray Tracing. A abordagem do tema justifica-se, pela necessidade de obter uma visão mais realista do interior e exterior das edificações utilizando técnicas de computação gráfica tridimensionais aplicadas a iluminações de ambientes virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

RODRIGUES, V. H.; FARIA JUNIOR, J. P. T. Ray tracing para simulação da iluminação em cenários tridimensionais no computador. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 78, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2818. Acesso em: 24 nov. 2024.