Atuação do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
revisão crítica de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v20.n55.5408Palavras-chave:
UTI Neonatal, Urgência, enfermagem, Recém-NascidoResumo
Um recém-nascido que chega à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) necessita de cuidados especiais para seu desenvolvimento saudável, por isso a ajuda do enfermeiro é essencial. O objetivo deste estudo foi avaliar o papel da enfermagem nos cuidados do neonato na UTIN e suas competências diante da fragilidade familiar. Trata-se de uma pesquisa de revisão crítica da literatura que foi desenvolvida a partir de textos e artigos encontrados nas seguintes bases de dados: Scielo, Pubmed, Lilacs, Google Acadêmico e sites. Os artigos selecionados em idiomas Português e Inglês, foram utilizados a partir dos descritores da saúde, encontrados em DeCS/MeSH – Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), como "UTI neonatal", “Urgência”; “enfermagem”, em um quantitativo de 209 artigos, que foram incluídos 12 artigos nessa pesquisa. Ficou evidente que, como membro da equipe de saúde que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o enfermeiro necessita de conhecimento técnico e científico para desempenhar suas tarefas especiais e particulares e de capacitação para prestar cuidados de qualidade ao recém-nascido e à família. Conclui-se que uma necessidade de implementação da política educacional e de saúde que são necessárias para criar novas estratégias que levem em conta a necessidade de educação continuada.
Downloads
Referências
BENEVENUTE, A. P. S. O papel do enfermeiro nos cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN): uma revisão de literatura. Rev Enferm Atual In Derme v. 15, n. 34, 2020.
BOWDEN, V. R. GREENBERG, C. S. Cuidados de desenvolvimento do neonato: procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília, 2020. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf. Acesso em: 16/04/2024.
BUSKO M.; MURATA P. Neonates in intensive care endure painful procedures,mostly without analgesia. 2018.
DOS PRAZERES, Letícia Erica Neves et al. Atuação do enfermeiro nos cuidados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal: Revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e1910614588-e1910614588, 2021.
DUARTE, Pollyana Farias. A relação entre o enfermeiro e o paciente nos cuidados paliativos oncológicos. Brazilian journal of health review, v. 3, n. 2, p. 1465-1483, 2010.
FREITAS, M. C. N. et al., Caracterização dos Recém-Nascidos Internados em Unidades de Terapia Intensiva. Rev. Mult. Psic. V.12, N. 40. 2018.
GOMES, D. F. et al. Papel do enfermeiro no cuidado intensivo neonatal no Brasil. Essentia (Sobral), v. 20, n. 1, 2019.
GONÇALVES, Marcelli. A Atuação do Enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: A Enfermagem no Controle de Infecções. Unopar, Ponta Grossa, 2021.
KENNER, C. Enfermagem neonatal. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso, 2020.
LIMA, M. F. SIQUEIRA, R. M. VENTURA, C. M. U. Uti neonatal: percepção dos pais sobre o internamento e os cuidados da equipe de enfermagem. Revista Gestão e Conhecimento. 692-705, 2022. ISSN: 1677-9762. 2020.
MELO, G. B. D. Humanização em unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Mult. Psic. V.12, N. 40. 2019.
MELO, K. A. S. et al. Reanimação neonatal: atuação da equipe de enfermagem na unidade terapia intensiva. Rev Enferm Atual In Derme v. 95, n. 34, 2021.
MENDES, MEL. LOPES, JMA and CARALHO, M. O papel do enfermeiro na unidade de terapia intensiva pediátrica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2014.
MENDONÇA L. C. A. M., PEDRESCHI. J. P. BARRETO. C. A. Cuidados de enfermagem em uti neonatal. Revista Saúde em Foco – Edição nº 11. 2019.
MONTANHOLI, Liciane Langona. A atuação da enfermeira na UTI neonatal: entre o ideal, o real e o possível. São Paulo, 2008.
OLIVEIRA LT de. Sanino GE de. A humanização da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: concepção, aplicabilidade e interferência na assistência humanizada. Rev Soc Bras Enferm. 2017.
SILVA, A. C. O.; SILVA, N. M. C. e; SANTOS, D. M. A. dos. Atuação do enfermeiro em unidade de terapia intensiva neonatal. Revista de Enfermagem da UFSM, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 350–365, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.