MUSEU DO AMANHÃ: UMA INVESTIGAÇÃO TÁTIL COM O OLHAR ÀS CEGAS DE QUEM VÊ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1584

Palavras-chave:

Museu do Amanhã. Deficiência Visual. Piso Tátil. Tecnologia Assistiva.

Resumo

Este artigo tem o objetivo analisar a acessibilidade visando a sustentabilidade social e de apresentar quais seriam os desafios que as pessoas com deficiência visual teriam para se locomoverem pelo ambiente ao visitarem o Museu do Amanhã. Verifica se o Museu do Amanhã observou todas as especificações contidas na norma da NBR 16537/2016 que estabelece os procedimentos de como sinalizar o piso tátil, elaborar projetos e instalações. Avalia a qualidade do seu áudio-guia. Percebe-se interpretações errôneas na aplicação da norma, que podem confundir o visitante com deficiência visual e a falta de observância à sinalização, até mesmo por parte de funcionários e das pessoas em geral, podendo ocasionar eventuais acidentes e inconvenientes. Como recurso metodológico, utilizou-se o pressuposto da pesquisa de campo do tipo observação participante e revisão da literatura sobre o assunto. Conclui que o Museu do Amanhã necessita observar e se adequar à norma da ABNT NBR 16537/2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias dos Santos Silva Junior, CMPDI/UFF

ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES (Universidade Federal de Lavras - UFLA-MG 2008) / LICENCIATURA EM INFORMÁTICA (Universidade Veiga de Almeida - UVA-RJ 2007) / BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Universidade Veiga de Almeida - UVA-RJ 2006) / TÉCNICO EM INFORMÁTICA (Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais - CETAP-RJ 2016) / TÉCNICO EM ELETRÔNICA (Escola Técnica Estadual Henrique Lage - ETEHL-RJ 1999) Registro CREA-RJ 2000104200 desde JUL/2000 / Fui incorporado à MARINHA DO BRASIL como PRIMEIRO-TENENTE da Reserva de 2ª Classe do QUADRO TÉCNICO DE INFORMÁTICA, tendo como a função de ENCARREGADO DA SEÇÃO DE SUPORTE, servindo de JAN/2010 até FEV/2016 no CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA - CHM / PROFESSOR DOCENTE II de 2007 até 2010, lecionei as seguintes disciplinas: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, LÓGICA E ALGORITMOS, INFORMÁTICA BÁSICA, REDES DE COMPUTADORES, PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET, ANÁLISE E MÉTODO DE PESQUISA no curso PÓS-MÉDIO do Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, localizado no município de Cabo Frio - RJ / Tenho experiência na área de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, com ênfase em redes de computadores e em EDUCAÇÃO, abordando o ensino da INFORMÁTICA na pretensão de proporcionar um ambiente harmônico entre as minhas experiências profissionais, visão geral de mercado, o conteúdo apontado pela literatura técnica das disciplinas e as expectativas de meus alunos promovendo um ambiente de ensino-aprendizagem /

Ana Nogueira Braga, CMPDI/UFF

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995). Especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, pela Universidade Estácio de Sá (2004). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Cursando o Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI da Universidade Federal Fluminense

Sérgio Rodrigues Bahia, CMPDI/UFF

Possui licenciatura em Construção Civil pela Faculdade de Formação de Professores Bethencourt da Silva - FABES (1985); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985); mestrado em Environmental Pollution Control - University of Leeds (1995); doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU-UFRJ (2011). Tem experiência técnica e acadêmica em projetos de planejamento e desenvolvimento urbano, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e gestão do patrimônio. Foi assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM (1986/1998) e assessor e consultor da Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro (1998/1999). Na Universidade Federal Fluminense é professor Associado I do Departamento de Urbanismo, membro do Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Estudos do Patrimônio e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade e Inclusão - Modalidade Profissional (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI)

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, CMPDI/UFF

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Faz parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: frameworks, design patterns, educação a distância, informática na educação e engenharia de software. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF.

Ruth Maria Mariani Braz, UFF/ CMPDI

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Instituto de Educação Professor ismael Coutinho (IEPIC), como apoio técnico pedagógico na sala de Recursos Multifuncional. Atuo como coordenadora executiva do projeto Internacional Spreed The Sign no Brasil Desenvolvo pesquisas ligados à Educação Inclusiva, tecnologia assisitvas, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais e brincar.

Referências

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 16537: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. 2016. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_168.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2017.

BAPTISTA, M. I. S. D. Convivendo com as diferenças. In: PUPO, Deise Tallarico (org.) et al. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2006. Cap. 2. p. 13-16.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre, 2013. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2016.

BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 13 jan. 2017.

BRASIL. Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5296.htm>. Acesso em: 12 jan. 2017.

BRASIL, Lei N 13.146 de 06 de Julho de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 12 jan. 2017.

GODINHO, Francisco. Novo conceito de acessibilidade? Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.inclusive.org.br/arquivos/13346>. Acesso em: 20 jan. 2017.

MUSEU, Museu do Amanhã. Site do Museu do Amanhã. Disponível em: <https://museudoamanha.org.br>. Acesso em: 12 jan. 2017.

Downloads

Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos