Atividade vivencial em Biologia - uma abordagem didático-prática para estudantes do Ensino Médio em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3704

Palavras-chave:

Atividade vivencial, Atividade prática, Ensino Médio, Pandemia

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19), que trouxe inúmeros desafios para a Educação. O “ensino remoto de emergência” (ERT), somado a tecnologia, nortearam o modo de ensinar durante o período pandêmico, no qual os professores atuaram, mais do que nunca, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, elaborando diferentes abordagens de ensino para a sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo propiciar uma vivência didático-prática, em tempos de ERT, aos estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Os estudantes investigaram a germinação de grãos de feijão em diferentes variáveis ambientais durante um período de sete dias consecutivos, utilizando materiais simples e de baixo custo para a atividade. Ao final do período, os estudantes puderam perceber que algumas variáveis são fundamentais para o processo de germinação, dentre elas, a água, a luz e o pH adequados. Dessa forma, a atividade proposta buscou conduzir os estudantes à uma aprendizagem significativa, mesmo em tempos de ERT, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamily de Almeida Silva Vilela, Escola Firjan SESI Barra do Piraí/RJ

Bióloga e Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/MG. Atualmente, professora de Biologia da Escola Firjan SESI Barra do Piraí/RJ.

Referências

Andréia Moreira da Silva Santos, A. M. S., Póvoa, C., Xavier, C. T., Zani, H. P., Júnior, J. T., Silva, M. F. G. D., & Prado, R. S. Os desafios da prática docente em tempo de pandemia. In Anais do 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes. Associação Educativa Evangélica – UniEvangélica. 2020.

Ausubel, D. Educational Pschology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart & Winston. 1978.

Conceição, T. M. A importância da prática de ensino para uma sólida formação docente. Revista Fundamentos. v. 3, n. 2. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. ISSN 2317-2754. 2015.

Ferreira, D. H., Branchi, B. A., Sugahara, C. R. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.): Ensinar e aprender no cenário de pandemia, dez., 2020.

Freire, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2003.

Hodges, C., Moore, S. Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, v. 27, 2020.

Libâneo, J. C. Adeus professor, adeus professora?. São Paulo: Cortez. 2014.

Lopes, S., & Rosso, S. Conecte BIO: volume único. 1. Ed. São Paulo: Saraiva. 2014.

Loreti, K., & Volante, R. Germinação: brincando com o feijão. In: ABC da Educação Científica Mão na Massa – IV Mostra de Trabalhos. Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP). São Carlos/SP. 2007.

Mendes, J. H. L. Estratégias de sensibilização para o ensino de Botânica no Ensino Médio. (Dissertação e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Professor Geraldo Cidade – Duque de Caxias. 2019.

Moreira, J. A. M., Henriques, S., & Barros, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34. p. 351-364. São Paulo. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. 2020.

Moreira, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?. Revista Qurriculum, v. 25, p. 29-56. La Laguna, Espanha. 2012.

Pasini, C. G. D., Carvalho, E., & Almeida, L. H. C. A educação híbrida em tempo de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19. FAPERGS. Ministério da Educação. 2020.

Pereira, A. A. A., Nascimento, F. S. S., Sivieiro, A., Marinho, J. T. S., Pereira, M. M. N., Mattar, E. P. L., & Oliveira, E. Germinação e florescimento de cultivares locais de feijão-de-corda e feijoeiro comum em Rio Branco, Acre. In: II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. EMBRAPA. Belém/PA. 2012.

Petry, M. S. M. Meu primeiro pé de feijão. Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. V. 2, n. 3. Revista Insignare Scientia (RIS). Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. 2019.

SANTOS, F. M. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p. 383-387. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291. Acesso em: 22 de dez 2020. 2012.

Santos, M., Maia, P., & Justi, R. Um Modelo de Ciências para Fundamentar a Introdução de Aspectos de Natureza da Ciência em Contextos de Ensino e para Analisar tais Contextos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 581–616. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19938. 2020.

Silva, R. J., Maciel, N. O., Marcolino, P. R. F., Lopes, R. N. S, & Batista, L. A. L. Investigando a abordagem da teoria da aprendizagem significativa em trabalhos científicos de educação matemática. In: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) – Educação como (re0Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Maceió, AL. 2020.

Veloso, P. H. F., Reis, A. K. S., & Lacerda, G. A. Demonstração experimental em Biologia Celular mediada por plataforma digital durante o isolamento social pela COVID-19. In: Anais do WORKSHOP BIOLOGIA REMOTA. Anais do Workshop Biologia Remota. Montes Claros (MG) Unimontes, 2020. Disponível em: . Acesso em: 16/12/2020. 2020.

Viana, T. C. B. S., Engerrof, A. C. B., Lapa, A., Loureiro, C. C, & Soligo, M. G. Atividades pedagógicas não presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Santa Catarina: Sobre tudo. 2020.

Downloads

Publicado

14-11-2022