Atividade vivencial em Biologia - uma abordagem didático-prática para estudantes do Ensino Médio em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3704Palabras clave:
Atividade vivencial, Atividade prática, Ensino Médio, PandemiaResumen
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19), que trouxe inúmeros desafios para a Educação. O “ensino remoto de emergência” (ERT), somado a tecnologia, nortearam o modo de ensinar durante o período pandêmico, no qual os professores atuaram, mais do que nunca, como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, elaborando diferentes abordagens de ensino para a sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo propiciar uma vivência didático-prática, em tempos de ERT, aos estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Os estudantes investigaram a germinação de grãos de feijão em diferentes variáveis ambientais durante um período de sete dias consecutivos, utilizando materiais simples e de baixo custo para a atividade. Ao final do período, os estudantes puderam perceber que algumas variáveis são fundamentais para o processo de germinação, dentre elas, a água, a luz e o pH adequados. Dessa forma, a atividade proposta buscou conduzir os estudantes à uma aprendizagem significativa, mesmo em tempos de ERT, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento.
Descargas
Citas
Andréia Moreira da Silva Santos, A. M. S., Póvoa, C., Xavier, C. T., Zani, H. P., Júnior, J. T., Silva, M. F. G. D., & Prado, R. S. Os desafios da prática docente em tempo de pandemia. In Anais do 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes. Associação Educativa Evangélica – UniEvangélica. 2020.
Ausubel, D. Educational Pschology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart & Winston. 1978.
Conceição, T. M. A importância da prática de ensino para uma sólida formação docente. Revista Fundamentos. v. 3, n. 2. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. ISSN 2317-2754. 2015.
Ferreira, D. H., Branchi, B. A., Sugahara, C. R. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.): Ensinar e aprender no cenário de pandemia, dez., 2020.
Freire, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2003.
Hodges, C., Moore, S. Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, v. 27, 2020.
Libâneo, J. C. Adeus professor, adeus professora?. São Paulo: Cortez. 2014.
Lopes, S., & Rosso, S. Conecte BIO: volume único. 1. Ed. São Paulo: Saraiva. 2014.
Loreti, K., & Volante, R. Germinação: brincando com o feijão. In: ABC da Educação Científica Mão na Massa – IV Mostra de Trabalhos. Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP). São Carlos/SP. 2007.
Mendes, J. H. L. Estratégias de sensibilização para o ensino de Botânica no Ensino Médio. (Dissertação e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Professor Geraldo Cidade – Duque de Caxias. 2019.
Moreira, J. A. M., Henriques, S., & Barros, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34. p. 351-364. São Paulo. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. 2020.
Moreira, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?. Revista Qurriculum, v. 25, p. 29-56. La Laguna, Espanha. 2012.
Pasini, C. G. D., Carvalho, E., & Almeida, L. H. C. A educação híbrida em tempo de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19. FAPERGS. Ministério da Educação. 2020.
Pereira, A. A. A., Nascimento, F. S. S., Sivieiro, A., Marinho, J. T. S., Pereira, M. M. N., Mattar, E. P. L., & Oliveira, E. Germinação e florescimento de cultivares locais de feijão-de-corda e feijoeiro comum em Rio Branco, Acre. In: II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. EMBRAPA. Belém/PA. 2012.
Petry, M. S. M. Meu primeiro pé de feijão. Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. V. 2, n. 3. Revista Insignare Scientia (RIS). Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. 2019.
SANTOS, F. M. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p. 383-387. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291. Acesso em: 22 de dez 2020. 2012.
Santos, M., Maia, P., & Justi, R. Um Modelo de Ciências para Fundamentar a Introdução de Aspectos de Natureza da Ciência em Contextos de Ensino e para Analisar tais Contextos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 581–616. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19938. 2020.
Silva, R. J., Maciel, N. O., Marcolino, P. R. F., Lopes, R. N. S, & Batista, L. A. L. Investigando a abordagem da teoria da aprendizagem significativa em trabalhos científicos de educação matemática. In: VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) – Educação como (re0Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Maceió, AL. 2020.
Veloso, P. H. F., Reis, A. K. S., & Lacerda, G. A. Demonstração experimental em Biologia Celular mediada por plataforma digital durante o isolamento social pela COVID-19. In: Anais do WORKSHOP BIOLOGIA REMOTA. Anais do Workshop Biologia Remota. Montes Claros (MG) Unimontes, 2020. Disponível em: . Acesso em: 16/12/2020. 2020.
Viana, T. C. B. S., Engerrof, A. C. B., Lapa, A., Loureiro, C. C, & Soligo, M. G. Atividades pedagógicas não presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Santa Catarina: Sobre tudo. 2020.