A formação de gestores públicos no sistema universidade aberta do Brasil

uma década de PNAP

Autores

  • Fernando Barcellos Razuck SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
  • Luiz Alberto Rocha de Lira CAPES
  • Tatiane Michelon capes
  • Carlos Cezar Modernel Lenuzza

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3917

Resumo

O Programa Nacional de Administração Pública (PNAP), criado em 2009, foi uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB), em parceria com diversas Instituições de Pesquisa e Ensino (IPES), com o objetivo de fortalecer a gestão pública no país. Este artigo discute a relevância da gestão compartilhada entre a CAPES, a UAB e as IPES, na implementação e execução do PNAP. O artigo vai apresentar, utilizando informações da própria CAPES (SisUAB), a execução do PNAP na primeira década (2009-2020) da sua criação. Neste período, um total de 66 IPES ofereceram 109.746 matrículas, distribuídas em Administração Pública (bacharelado, 36.148 vagas), Especialização em Gestão Pública (26.855 vagas), Gestão Pública Municipal (21.958 vagas) e Gestão Pública em Saúde (24.785 vagas). De acordo com os dados que apresentados neste estudo, pode-se evidenciar resultados expressivos sobre a contribuição do PNAP na formação de material humano para a área de gestão pública no país. 

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Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Tecnólogo em Biotecnologia/Química pelo CEFET-RJ (1992), Graduado em Química pela Universidade de Brasília (1998), Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2001) e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Atuou como Técnico de Laboratório em Química da Universidade de Brasília, Professor do Colégio Militar de Brasília, Professor Assistente da Universidade Estadual de Goiás (Curso de Licenciatura em Química) e da Faculdade da Terra de Brasília (Curso de Licenciatura/Bacharelado em Biologia). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Possui trabalhos publicados na área da Biologia Molecular, Química Analítica e Ensino de Ciências. Tem experiência em questões relacionadas à Educação Básica, com ênfase em Ensino de Química/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: abordagem CTS, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Inclusão, Educação Não Formal e Bioética, adotando autores da Psicologia, Filosofia, Historia e Sociologia da Educação, como Ausubel, Bernstein, Chevallard, Fourez, Paulo Freire e Vigotski.

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Publicado

21-02-2024

Edição

Seção

Artigos