A formação de gestores públicos no sistema universidade aberta do Brasil
uma década de PNAP
Resumo
O Programa Nacional de Administração Pública (PNAP), criado em 2009, foi uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB), em parceria com diversas Instituições de Pesquisa e Ensino (IPES), com o objetivo de fortalecer a gestão pública no país. Este artigo discute a relevância da gestão compartilhada entre a CAPES, a UAB e as IPES, na implementação e execução do PNAP. O artigo vai apresentar, utilizando informações da própria CAPES (SisUAB), a execução do PNAP na primeira década (2009-2020) da sua criação. Neste período, um total de 66 IPES ofereceram 109.746 matrículas, distribuídas em Administração Pública (bacharelado, 36.148 vagas), Especialização em Gestão Pública (26.855 vagas), Gestão Pública Municipal (21.958 vagas) e Gestão Pública em Saúde (24.785 vagas). De acordo com os dados que apresentados neste estudo, pode-se evidenciar resultados expressivos sobre a contribuição do PNAP na formação de material humano para a área de gestão pública no país.