A FORMAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n2sup.3952

Resumo

Este artigo busca conhecer como a formação integral pode ser compreendida no contexto do curso Técnico de Enfermagem. Para tanto, foram aplicadas entrevistas aos docentes enfermeiros do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Januária e os dados obtidos foram organizados e categorizados segundo a análise de conteúdo e discutidos à luz do referencial teórico levantado. Os resultados alcançados apontam que a formação integral relacionada ao curso Técnico de Enfermagem associa-se à compreensão holística do ser alvo do cuidado, em sua totalidade e individualidade; à união dos conhecimentos científicos aos procedimentos e técnicas de enfermagem; e ao desenvolvimento da prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valessa Gizele Ramos de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem, foi enfermeira hospitalar e docente de curso técnico e de graduações em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Processo de Enfermagem, Farmacologia e Patologia. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Rosiney Rocha Almeida, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2004), Pós-graduação-lato sensu pela Universidade Cândido Mendes (2007), Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul/SP (2016), com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade aberta em Lisboa-Portugal, tendo a CAPES como Instituição de fomento. Atualmente compõe o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Pólo IFNMG - Campus Montes Claros.

Downloads

Publicado

14-11-2022